[ciência aberta] Livro - ferramenta passiva

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Terça Julho 30 12:51:27 UTC 2013

Olá Cassio,

> Oi Raniere, concordo com vc em gênero, número e grau em respeito aos riscos
> inerentes aos atuais modelos de livros digitais, mas discordo totalmente qto
> à atribuição do livro texto como parte fundamental na aprendizagem.

Concordo com você que o aprendizado por meio de um livro é passivo, na maioria
das vezes,e que muitas vezes aprendemos mais de forma ativa.

Ocorre-me que o livro, em muitas áreas, ainda é a forma mais acessível para
iniciarmos ou apronfundarmos nosso conhecimento em determinando assunto. Por
exemplo, vamos aprender mais ao fazer um experimento de eletrólise
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise) se comparado a ler um livro de
eletroquímica, mas pode ser que não tenhamos acesso aos materiais para o
experimento enquanto que facilmente conseguiriamos um livro.

Raniere