[ciência aberta]evento e- Science no Brasil

Jorge Machado machado em usp.br
Sexta Maio 10 15:39:47 UTC 2013

Pois é, pelo programa já sabemos quem trabalha na área. Mas o fundo do
evento é político - ao menos para a Micro$oft e a FAPESP... Acho muita
inocência sua, Gisele. Desde que era aluno da USP nos anos noventa,
todos os postos chaves eram ocupados por razões políticas. Qualquer
programa, política, tudo passava pelo crivo de alguém de cima. Conhecia
a Juventude do PSDB e através deles era possível saber muita coisa dos
bastidores. Inclusive, os alunos da juventude conseguiam agendar
reuniões com coordenadores ou pró-reitores quando havia uma questão
urgente.

Sobre os professores, não acredito no simples convencimento. Fizemos já
vários documentos (como a carta de São Paulo pelo Acesso Aberto),
participamos de seminários, congressos, publicamos coisas. A maior parte
dos colegas são bem inteligentes, tem o sangue bastante frio e está mais
interessada em atingir os índices de produtividade (publicando segundo a
avaliação do Qualis) e obter recursos para as pesquisas (mesmo que da
M$)... Muitos já conhecem esse nosso discurso, até acham legal que tem
gente lutando pelo interesse público, mas não estão nem aí.

A M$ quer limpar sua imagem, por isso vem apoiando eventos como Science
Commons e buscando alianças estratégicas mundo a fora. Mas não
esqueçamos que eles também corrompem autoridades - como o ISO para
"open" XML - e são hábeis nos ba$tidores.

Concordo com o Tom, que temos que construir o novo. Mas para agilizar,
temos que ajudar a demolir o absoleto, não compactuar com o "velho",
denunciar e, quando necessário, partir para o ataque, quando necessário
(com compaixão, é claro :).

Esse debate franco aqui é muito bom. Espero que ninguém se ofenda. :)

abs.,

Jorge

PS: Não sou petista!