[ciência aberta]Caderno de laboratório

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sexta Setembro 27 22:38:52 UTC 2013

On 23-09-2013 16:38, Raniere Silva wrote:
> não sei se este é o melhor lugar para perguntar mas como pode interessar para
> alguém na lista, vamos lá.

Salve Raniere,

Perfeito, é para trocarmos conhecimento sobre essas práticas que criamos
esta lista!

> Gostaria de indicações de boas práticas para um caderno de laboratório (lab
> notebook) aberto.

Por hora, você vai encontrar muito mais orientações e exemplos em inglês
do que português.

O termo que se usa para descrever essa prática em inglês é "open
notebook science".

Se procurar pelo termo no Google vai vir uma cascata de resultados.

1) Não surpreendentemente, um dos mas úteis é a própria Wikipédia anglófona:

https://en.wikipedia.org/wiki/Open_notebook_science

Além dos fatos e da discussão, o artigo tem links para vários "open
notebooks".

2) Aqui tem um minicurso sobre Open Notebook Science:

http://scifundchallenge.org/blog/2013/06/15/welcome-to-scifund-201-open-notebook-science/

3) Aqui uma apresentação de como o grupo do projeto UsefulChem tem feito
ONS:

http://precedings.nature.com/documents/39/version/1

E aqui a wiki do UsefulChem:

http://usefulchem.wikispaces.com/

4) Por fim, existe ainda uma ONS Network, um tipo de agregador de Open
Notebooks:

http://onsnetwork.org/

Lá, nos itens do menu "What is Open Notebook Science?" tem links para
dicas e instruções.

5) Por fim, você pode dar uma olhada nos meus "Open Notebooks" na
Wikiversity:

http://pt.wikiversity.org/wiki/Utilizador:Solstag

Apesar das limitações, eu acho a Wikiversity superior e no longo prazo
mais útil que demais plataformas para ON, mas aí vai do gosto. =D

Espero ter ajudado, um abraço!

Abdo
.~´