[ciência aberta]Open and collaborative science for development workshop - follow us in Cape Town

Segunda Setembro 30 20:39:51 UTC 2013

Ni!

Olá pessoal, venho complementar a mensagem do Rafael,

Nós dois estivemos no meio deste mês na Cidado do Cabo participando da
concepção de um programa de financiamento para uma rede internacional de
pesquisa e pesquisa-ação em "Ciência Aberta para o Desenvolvimento".

Nosso trabalho lá foi determinar os contornos desse tema, o formato do
programa e desenvolver aspectos mais práticos do documento conceitual
produzido no encontro em Londres que julho, que já comentamos aqui na lista.

O resultado será publicado em breve na forma de um artigo conceitual, e
no início do ano que vem será publicado o edital para receber propostas.

Algumas coisas que ficaram definidas:

Ciência aberta fica entendido no seu sentido mais amplo, incluindo todas
as tendências, de acesso aberto, dados abertos, ferramentas abertas,
ciência cidadã, pesquisas abertas etc.

Serão financiadas cerca de 30 propostas que busquem explorar ou
demonstrar associação entre essas práticas científicas e o desenvolvimento.

Desenvolvimento fica entendido como a criação de agência e oportunidade
para indivíduos e povos conquistarem melhorias de suas condições,
conforme determinado por eles próprios.

Os recursos totais iniciais giram em torno de 2 milhões de dólares
canadenses, e o IDRC buscará novos parceiros de financiamento.

Serão financiadas propostas de pesquisa em todas as áreas do
conhecimento, incluindo as ciências humanas, sociais, naturais, da saúde
etc. Haverá uma certa prioridade para conhecimento aplicado ou
aplicável, mas sem excluir a priori a pesquisa básica.

Serão financiadas:

A) propostas de pesquisas sobre ciência aberta
B) experimentação de práticas científicas abertas aliada à pesquisa
sobre estas

Propostas no item B, que trata de pesquisa-ação, serão financiadas
especialmente - mas não apenas - em casos onde as evidências atuais são
insuficientes para uma análise baseada apenas na observação.

Como a intenção é criar uma rede internacional de pesquisa, buscará-se
se formar macro-projetos transversais, que reúnam projetos locais
alinhados em diferentes partes do globo, e permitam alguma forma de
comparação, validação, ou compreensão das diferenças regionais no
impacto da ciência aberta sobre o desenvolvimento.

Bem, é isso gente, em breve eu e o Rafael transformaremos isso num post
completo em nosso blog, incluindo fotos que ele tirou.

Aqui vocês podem ver o documento resultante de Londres:

http://openscidev.com/london-workshop-report/

Aqui a agenda do que ocorreu na Cidade do Cabo:

http://openscidev.com/cape-town-agenda/

E aqui um blog post sobre o que rolou, no site dos anfritriões do
encontro na África, a OpenUCT (University of Cape Town):

http://openuct.uct.ac.za/blog/open_science_development_goals_shaping_research_questions

Um grande abraço!

ale
.~´