[ciência aberta] USP quer fechar mais ainda seu conhecimento produzido?

Pablo Ortellado paort em usp.br
Sexta Agosto 29 19:24:23 UTC 2014

Caros,
Alguns membros do Conselho Universitário pediram meu parecer sobre a
proposta. Eu pretendo levar a eles proposta de modificações pontuais que
abram espaço para as práticas não proprietárias de produção do
conhecimento (não há espaço político para uma reformulação total do
texto). Minha ideia é simplesmente inserir um mecanismo dando ao
professor ou pesquisador o direito de determinar a política de
licenciamento ou não patenteamento da sua pesquisa. Se alguém tiver
alguma outra ideia de mundaça pontual, por favor me avise. Como a USP é
responsável por 1/3 da produção científica brasileira, não preciso dizer
do impacto que terá essa política.
Um abraço
Pablo

Prof. Dr. Pablo Ortellado