[ciência aberta]ciência aberta e sbpc?

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Fevereiro 12 19:55:18 UTC 2014

> Tem um tempo que eu me questiono se organizações científicas brasileiras
> poderiam ser bons pontos de atuação para oficinas e discussões sobre
> ciência aberta, e dentre elas tenho a impressão que a SBPC encontra-se
> numa posição interessante para tal.
>
> O que acham? Há outras organizações científicas para abordarmos?

Compartilho do seu questionamento.

Ano passado tive a oportunidade de participar do SBNeC 2013 [1] onde teve uma
mesa "relacionada" com ciência aberta:

    Produção Científica e Integridade em Pesquisa: Consensos, Demandas e
    Conflitos.

    Coordenador: Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ)
    - A Integridade em Pesquisa nas Instituições: Como Lidar com Conflitos?
      Claude Pirmez (IOC/FIOCRUZ)
    - Integridade Científica e Formação de Jovens Pesquisadores: Por Onde
      Começar?”
      Maria Vargas (Instituto de Química/UFF)
    - Integridade em Pesquisa: O que Mudou no Cenário Editorial?”
      Rosemary Shinkai (PUC/RS)
    - Integridade em Pesquisa e Correção da Literatura Científica: Desafios
      Contemporâneos.
      Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ)

Raniere

[1] http://www.sbnec.org.br/congresso2013/