[ciência aberta] Plataforma para Open Science

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Quarta Novembro 5 21:18:25 UTC 2014

Caros,
achei um projeto interno em uma empresa que tem potencial bacana para abrir em Open Science / Innovation.
Existe um procedimento de teste para aplicação de um produto químico e queremos novos fornecedores. É um bom mercado (milhões/ano). Isso já foi feito de forma fechada, com acordos confidenciais com alguns parceiros, tudo na mais perfeita ordem dos procedimentos da empresa. Tivemos pouco resultado disso.
Sugeri de abrir na internet, público, sem acordos, para quem quiser trabalhar no assunto, seja somente discutindo a ciência e escrever um paper ou para chegar a um produto comercial.
Preciso propor como será esta publicação inicial e acompanhamento. Peça ajuda a vocês para me indicar uma plataforma com os requisitos abaixo:

- Um Wiki gerenciado - modificação e publicação de terceiros precisam de aprovação do gestor. Contribuições são bem vindas, mas não posso deixar como a wikipedia.    -Se possível rastreando as revisões

- Fico na dúvida sobre a comunicação - Um ferramenta de fórum ou lista de email. O acordo será que toda pergunta precisa ser aberta, nada de troca de emails diretos. Haverão interesses comerciais envolvidos, mas todos terão acesso. Isso por si só já regula bem as perguntas e evita repetição destas. Acho que uma lista de email melhor, pois uma pergunta pode motivar outros. Fórum tem a restrição de não enviar emails aos cadastrados.
- Como divulgar? Para ter sucesso preciso de atenção mundial. Pensei em fóruns do Linkedin.
Preciso conhecer as ferramentas e propor a sistemática de Open Innovation ou qualquer um que queira fazer um mestrado/pesquisa na área.
Existirá muito receio em trabalhar desta forma, precisarei de pedir aprovação de jurídico, gerentes, clientes... Mas vamos a luta. Achei uma proposta redonda que não tem como negar. Existe o conteúdo técnico e o interesse em ter opções. Para o mercado também.
Sds,Leandro