[ciência aberta]Internacionalização das revistas científicas brasileiras (abertas?)

Andre Appel alappel em gmail.com
Quarta Novembro 19 17:12:59 UTC 2014

Transcrevo aqui um trecho do editorial de uma revista publicada via
Elsevier (a exemplo do que a Capes objetiva), e SciELO, em que o editor
relata justamente que o problema das revistas nacionais é menos técnico ou
de falta de 'qualidade' e mais cultural e de contaminação pelo fator de
impacto.

Brazilian scientific journals have yet another problem to overcome. First,
> [...]
> problem is, to our understanding, a cultural issue in Brazil, and it is one
> that we have to overcome. As we look at the recently published JCR, only
> one Brazilian journal has an IF above 2.0. It is hard to grow if Brazilian
> authors do not consider Brazilian journals as their first choice to publish
> the results of the research. The financial efforts made by the Publications
> Program of the MCT/CNPq/CAPES will only be all-inclusive, and national
> journals could achieve better indices in the next few years if we increase

Texto de Cid Aimbiré de Moraes Santos, editor da Revista Brasileira de
Farmacognosia, em
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0102695X14000507

Algumas considerações:

- O SciELO, ao que aparenta, está buscando formas de se sustentar
financeiramente a longo prazo repassando seus custos aos autores, e toma
essa decisão passando por cima dos editores e das instituições das revistas
por ele indexadas, a exemplo do que a Profa. Sueli comentou em outro e-mail
enviado aqui para o Grupo

- O repasse de recursos Capes e CNPq na forma de grant ou para pagamentos
de taxas de publicação não garante que os pesquisadores usem esses recursos
para a publicação em periódicos brasileiros (ou mantidos pelo SciELO), pelo
contrário, pode estimular ainda mais essa corrida pela publicação em
revistas de alto fator de impacto

- Os critérios para a distribuição desses recursos ou grants podem se
mostrar mais uma vez excludentes ou marginalizadores de boa parte da
comunidade de pesquisadores brasileiros, favorecendo o topo da pirâmide.
Quem receberá apoio do fundo? Pesquisadores 1A, 2A, B1... Com x anos de
pesquisa? De quais instituições??

- Os pesquisadores sem grant terão que se contentar com a publicação nos
periódicos à margem, "sem qualidade" e que receberão ad eternum baixas
avaliações no Qualis por não estarem indexados no SciELO e muito menos na
Web of Science, sem qualificação no fator de impacto?

- Se lá fora esse modelo do author-pay vem funcionando de forma
eficiente, também
não sei se isso é fato - como SciELO, Abec e Capes devem justificar-, onde
há uma tradição de repasses diretos de recursos para pesquisadores
e altos aportes de recursos da iniciativa privada, quem garante que isso vá
vigorar no cenário brasileiro em que há essa mescla de instituições
públicas e privadas e, mesmo nas privadas, há um vasto número de
pesquisadores e projetos que dependem de recursos públicos?

Att.,

Andre