[ciência aberta]CERN libera dados do LHC

Diogo Cortiz diogocortiz em gmail.com
Sexta Novembro 21 23:28:19 UTC 2014

Tom,

Em 2009, eu visitei o LHC para a elaboração de um estudo de caso sobre a
plataforma de Grid Computing para o meu mestrado.

Na ocasião,o instituto tinha menos de 20% da capacidade necessária para
processar os dados gerados pelos experimentos. A solução encontrada foi a
construção colaborativa de um grid que envolveu instituições presentes em
mais de 32 países. Naquele momento eles já estavam flertando com a ideia de
open data, principalmente para motivar que mais centros de pesquisas
participasse da plataforma de grid.

Muitas empresas de tecnologia de ponta, como IBM, Oracle, Intel, etc,
também estavam todas por lá também. O interessante é que muitas inovações
que acabaram sendo geradas para o projeto, posteriormente tornaram-se
produtos comerciais.

Você encontra mais informações aqui: http://wlcg.web.cern.ch/

Abraços,

Diogo Cortiz