[ciência aberta]Bem vinda ao grupo de trabalho em Ciência Aberta

Rodrigo Elias rodrigoefr em gmail.com
Terça Novembro 25 23:01:48 UTC 2014

Klécia, achei fantásticas as suas palavras.

Acredito que precisamos de uma ciência que ajude a sociedade.
Penso que a ciência precisa ser mais popular para que isso ocorra. Na sua
proposta - quando diz que pessoas comuns podem contribuir com estes estudos
- vejo uma oportunidade de aumentar a motivação de aprendizagem para as
pessoas da nossa sociedade sobre assuntos científicos.

Vejo que esta ideia fomenta trabalhos científicos que envolvem diferentes
assuntos e isso pode beneficiar fortemente a sociedade. Como a criação de
Banco de Dados e aplicações para coletar estas informações (computação) e a
participação social nessas pesquisas (educação, c.humanas).

Abraço e boa sorte!

Em 25 de novembro de 2014 20:24, Klécia Massi <kleciagili em hotmail.com>
escreveu:

> oi ale e todo mundo,
>
> prazer!
>
> meu nome é Klécia e em maio deste ano terminei meu doutorado em Ecologia
> pela UnB. Um dos meus grandes interesses em ecologia são os estudos
> fenológicos, ou seja, os estudos dos eventos das plantas (perda de folhas,
> floração, frutificação). Esses estudos, apesar de importantíssimos,
> esbarram em uma dificuldade que é a dimensão temporal do trabalho. Por
> exemplo, como eu posso afirmar que o período de floração de uma dada
> espécie é de abril-maio se eu a observei apenas por um ano? Não há
> [...]

*Atenciosamente,Rodrigo Elias Francisco*
*Professor - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano /
Campus Morrinhos*
*Mestrando em Ciência da Computação - UFG*