[ciência aberta][Wikimedia Brasil] Fwd: [Wikimedia-l] First Wikipedia Article has been Formally Peer Reviewed and Published

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Terça Outubro 7 01:09:40 UTC 2014

Muito relevante este artigo, mas vamos discutir o procedimento fazer desta forma.

Vejam o histórico de modificações do artigo. http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Dengue_fever&offset=&limit=500&action=history

O artigo começou com 45 referências em 2011 e terminou com quase 60após 4 anos de modificação.

Interessante notar que a reportagem cita duas coisas interessantes do procedimento de finalização: de quem é autoria e sobre coesão do texto escrito de forma colaborativa.

Nesta linha, acho queTiddlyWiki tem uma forma muito melhor de trabalhar para escrever um artigo, de forma colaborativa. Existem várias células de informações que podem ser juntadas e classificadas de forma independente.

Algumas ferramentas podem melhorar o controle de versão: O autor (es) podem se focar em uma pequena célula de informação criada do zero ou adaptando outras. Células de informação podem ser bloqueadas pelos autores com modificações por aprovação (similar ao git). Outros podem dar nota, comentários, avalizar o trabalho. Muitas modificações de alguém podem promovê-lo a autor (mas não responsável pelo artigo). Se alguém reprovar o conteúdo (discordar) ou querer fazer melhor quando o autor original não aceita modificações, outros podem fazer uma "célula competidora".

O Wikipedia complica a discussão de quem é o autor, de quem é responsável pela informação e tem estrutura de texto que pode ser complicada de fechar.

O complicado da pesquisa é que tem pessoas que discordam e cada um gosta de ter sua autoria reconhecida.

Podem também existir "células de informação complementar", que não cabem ao texto original e está parcialmente perdida, e utilizar um Tiddlywiki forte (bem recomendado/visto) para linkar/divulgar a informação para outras pessoas acessarem.

O formato de texto do Tiddlywiki difere do Wikipedia. Alguns ajustes podem favorecer a construção de informação livre com autoria/controle de versão.

Tinha pensado nestas diferenciações e como trabalhar em ambos os contextos. Vi este artigo pronto e finalizei minhas observações sobre o procedimento.

O formato final do texto e da leitura difere completamente do convencional.

O que acham?

Sds,
Leandro