[ciência aberta]Harvard diz que não pode pagar preços de revistas

Iara Vidal iaravidalps em gmail.com
Segunda Outubro 13 16:14:18 UTC 2014

Minha aposta é que a existência do Portal de Periódicos da CAPES mascara um
pouco essa questão para os acadêmicos daqui: o gasto está "escondido" no
orçamento federal, no cotidiano do pesquisador fica só a impressão de estar
acessando as revistas "de graça" (mas por enquanto é só uma impressão
pessoal, ainda preciso pesquisar sobre isso - se alguém souber de
referências a respeito, serão bem-vindas).

É uma pena mesmo que nossos acadêmicos não se engajem tanto nessa questão,
mas é compreensível. Também já li argumentos semelhantes em discussões
sobre pesquisadores em início de carreira enfrentando o dilema entre
abraçar o acesso aberto/boicotar as grandes editoras e a necessidade de
publicar em periódicos de "alto impacto" - seria "fácil" para um
pesquisador já reconhecido desprezar as revistas mais badaladas [1, 2, 3],
assim como seria "fácil" para uma Harvard desprezar a Elsevier...

Iara

[1]
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed777_ganhador_do_nobel_boicota_periodicos_cientificos
[2]