[ciência aberta]Parceria FAPESP Microsoft em eScience?

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quinta Outubro 23 12:35:55 UTC 2014

> alguém sabe quais são os softwares usados nessa parceria da FAPESP com a
> Microsoft em eScience <https://en.wikipedia.org/wiki/E-Science>?

Como o Alan falou, é baseado na plataforma Azure da Microsoft.

> Lembro que o Raniere e o Rafael fizeram uma lista de ferramentas livres.

A lista foi mais focada em escrita colaborativa e equipamentos de bancadas. Até
onde eu sei o grande chamativo da plataforma Azure é a visualização de dados.

> Talvez vocês saibam como anda o uso de softwares nessa área e tenham
> acompanhado essa parceria, por isso compartilhando a notícia e minha dúvida.

Em termos de soluções livres os dois grupos mais fortes são a comunidade de
Python (Numpy/Scipy/Matplotlib/IPython Notebook/...) e R. Infelizmente são
comunidades e não contam com recursos financeiros da mesma ordem de grandeza que
a Microsoft, Wolfram, MathWorks, Maple, ...

Raniere