[ciência aberta][okfn-br] Fwd: Convite: A USP e a Sociedade – Evento dos 80 anos da USP

Quinta Outubro 23 15:57:54 UTC 2014

Pessoal,

considero super importante nossa participação nesse evento. Vou estar fora
de São Paulo entre os dias 5 e 14 de novembro, então pretendo ir nos
últimos encontros e tentarei ir no do dia 4, um tema chave.

A Universidade de São Paulo, que posso falar melhor devido a minha
proximidade quando passei por lá, é um claro exemplo de uma escola que
produz muito conhecimento, educacional e científico, mas deixa quase tudo o
que produz trancado entre seus quatro muros. Sem considerar o grande
desperdício de espaço que fica trancado nos finais de semana, quando
poderíamos estar desenvolvendo atividades culturais, científicas e até
esportivas.

Claro que a barreira cultural para penetrar nesses muros é a mais difícil
de ser vencida, mas se conseguirmos que o conhecimento produzido na USP
fique disponível de forma livre, diminuiremos um pouco essa grande
injustiça social que é a falta de acesso ao conhecimento, até por uma
maioria que está também pagando. Nessa questão, lembro aqui que o Brasil é
um país que precisa de uma reforma tributária, coisa que pouco discutimos,
principalmente por pagarmos mais impostos indiretos do que diretos
(lembrendo que o dinheiro da USP vem do ICMS) e, consequentemente, pobres
pagam mais proporcionalmente e recebem menos, do pouco que conseguimos ter,
todo nós, em termos de bem estar social.

Tom

Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
http://br.okfn.org