[ciência aberta]Apresentação, links de videos e proposta de plataforma de Open Notebook Science

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Quinta Setembro 25 22:23:58 UTC 2014

Olá
para todos.

entrei no barco de curioso que eu sou.
Me chamo Leandro Andrade, sou engenheiro e  trabalho na área de P&D de
empresa privada. Iniciarei meu mestrado semana que vem. Logo, hoje tenho
disponibilidade, depois não sei.

Estou aqui por conta própria para
entender sobre o assunto. Tenho histórico em pesquisa e algumas decepções.

Como conclusão do histórico abaixo:
cansei das ferramentas 1.0 de trabalho (Microsoft Office, Email e Windows).
Preciso de uma plataforma de gestão e registro de projeto. As pastas do windows
não é solução. Preciso de registro online cronológico para ver e mostrar o
projeto evoluindo. E, se alguém sair do projeto, outro pode assumir com a bagagem pronta.

Existem informações mais fácies para abrir em um Wiki do que outras. Por exemplo: o problema a
que a ciência se destina está bem descrito? Que tal a participação de usuários
(que estão "sofrendo" com o problema) no Wiki.

A teoria da nova
tecnologia/proposta está bem descrita? Por que não juntar todos os interessados
nesta teoria para fundamentá-la juntos? Por que dois mestrandos de um grupo
forte em uma tecnologia precisam escrever introduções fundamentais semelhantes,
mas não iguais? Por que não trabalhar nisso juntos colaborativamente?

Não é preciso muito para entender que nem mesmo dentro de um grupo
focado não existem condições de uma Open Notebook Science decente. Quem dirá 100% aberta
para o mundo.

O gostaria de ver? Um projeto de plataforma OPEN NOTEBOOK SCIENCE
com software open-source instalados em servidores específicos para acumular o
conhecimento intermediário e gerenciar/divulgar o projeto em evolução. Este
programa deve poder conversar e compartilhar informações com outros servidores
parceiros ou centrais de avaliação de metadados. Como será open-source, será possível verificar que os mesmos não estão roubando informação registrada, mas é importante enviar alguns meta dados (ex. Referências bibliográficas relevantes do grupo para identificar outros grupos de interesse).

No que posso contribuir? Iniciar um texto sobre os principais
atores do processo de pesquisa. Posso fazer uma pesquisa rápida com vários
destes no trabalho. Com isso bem definido, podemos fazer o projeto de uma
plataforma que atenda ao interesse de todos.

Manter um OPEN NOTEBOOK SCIENCE pode parecer mais trabalho, mas a
pior perda de tempo é o re-trabalho, é conhecimento intermediário que se perde
quando um pesquisador deixa o grupo. O trabalho de manter o OPEN NOTEBOOK
SCIENCE para um público bem definido permite ter contribuições frutíferas.

Quem não apoiará uma iniciativa dessa? O profissional que não quer revelar sua experiência e o pulo do gato. Ou ficar exposto a denegrir seu posto de respeito se perder terreno nas discussões colaborativas.

Mas uma coisa é certa. O Patrocinador estará cobrando este registro, pois para ele interessa construir esta bagagem para os outros que virão.

Me digam por onde começar?

Conto meu histórico abaixo:

Já fui um Aluno de Iniciação
Científica até ter o respeito e valorização dos professores pela participação.
Minha primeira decepção: Tive boas discussões, algumas
por email, eu levantei muitas
idéias. Muito se perdeu no tempo, pouco registro, outros alunos vieram.
Hoje sou coordenador de projetos de pesquisa. Por vezes
sou o executor, planejador, outras vezes faço parcerias com fornecedores,
institutos de pesquisa e até mesmo concorrentes querendo fazer algo melhor
financiando uma tentativa de solução. Tenho cliente, gerente, sou cobrado por
cronograma, execução financeira,fazer os relatórios e tentar vender a solução
final.
Minha segunda decepção: Difícil divulgação dos
trabalhos, muita fiscalização, muitos pedidos de permissão, pouco resultado
escrito.
Cheguei nestz mundo da Open Science vendo uma série de
videos do TED.com. Envio os links logo abaixo no email. pois acho que merece
divulgação. Alguns não tem a ver diretamente com Open Science, mas, acreditem,
tem efeitos indiretos poderosos nisso.
Iniciei minha primeira proposta na empresa utilizando
uma nova plataforma de rede social interna com fórum, blog e wiki e abri um
OPEN NOTEBOOK SCIENCE (depois o nome do que abri depois nesta comunidade). Isso
tem 10 dias. Não sei se terei contribuição, mas a proposta é ter um diário de
projeto e isso só depende de mim. Isto é ciencia aberta dentro de um
determinado grupo.
Descobri que EU NÃO SEI ESCREVER BLOG. Acho que fui a
última geração que aprendeu a escrever uma carta (tenho 29 anos). Preciso
vender meu caminho de projeto para vender a solução no final, lembram? O blog
me pareceu uma excelente ferramenta. O fórum pode servir para questões
operacionais que já ocorrem, isso já acontece por email individuais. Trocar
ideia online em fórum fica um histórico.
O Wiki? Vou começar um relatório por lá, ao poucos.
Junto tudo depois em um relatório formal na empresa. Tal como professores, sou
cobrado por registrar pela via convencional.

http://www.ted.com/talks/michael_nielsen_open_science_now

http://www.ted.com/talks/clay_shirky_on_institutions_versus_collaboration

http://www.ted.com/talks/howard_rheingold_on_collaboration#t-398103

http://www.ted.com/talks/clay_shirky_how_cognitive_surplus_will_change_the_world