[ciência aberta]Cadernos de Pesquisas Abertos (Open Science Notebook) - matemática pura e áreas afins

Alexandre "asm" asm em member.fsf.org
Sexta Setembro 19 22:45:05 UTC 2014

TL;DR
Não flode a caixa email d em s outr em s. Use
https://gitlab.com/groups/ciencialivre/issues para discutir temas
específicos+(longa duração)+(que geram grande fluxo).

VERSÃO EXPANDIDA:
Essa lista foi pensada pra ser de baixo fluxo. Para continuar as discussões
sobre esse tópico (e outros que sejam específicos, de longa duração e que
possam gerar grande fluxo), sugiro que utilizemos "Issues" no grupo [
https://gitlab.com/groups/ciencialivre/issues] criado no gitLab.
Eventualmente, podemos fazer um release do que está sendo conversdo lá, e
divulgar aqui para deixar as demais pessoas a par.

Em 19 de setembro de 2014 16:49, Anne Clinio <anneclinio em gmail.com>
escreveu:

> -- Por acaso apareceu na minha timeline hoje esse tweet. Vc conhece? Mais
> um pensando em notebook e matemática. ;]
> [From: Jeremy Ruston @Jermolene]
> @michael_nielsen doh! Apologies. I’m hoping TW5 will resonate with the
> open science notebook community - especially once it does math :)

Sim. Estou ansiosamente aguardando o lançamento amanhã.
O vct, recém chegado a esse GT, me chamou a atenção pra ele há uns dias. Me
parece ser uma ferramenta bastante adequada para OSN em geral.
Mas o que vi até agora da parte de matemática dele não me parece bom o
suficiente. Porém, parece ser fácil construir plugins pra resolver isso.

Estou registrando um monólogo relacionado isso aqui:
https://gitlab.com/ciencialivre/osn4math/issues
Quem quiser conversar com o coleguinha solitário é bem-vinda/o. =P

Uma pequena lista de coisas interessantes do universo TiddlyWiki pode ser
vista aqui:
https://pt.wikiversity.org/wiki/Pesquisa:_Ferramentas_livres_para_cadernos_de_pesquisas_abertos_-_matem%C3%A1tica_pura_e_%C3%A1reas_afins#Tiddly.2A.5B5.5D_.28TiddlyWiki_e_seus_derivados.29

-- Se o convite estiver aberto, gostaria de participar. O Sven está
> querendo criar uma plataforma aberta para "pka prediction" (constante de
> acidez?) com alunos e estamos pensando como introduzir a ideia, mobilizar e
> estabelecer a dinâmica de trabalho... Tem um rascunho aqui do que está
> sendo pensado e discutido. https://t.co/EBA65O8hG2. Além disso, eu tô
> estudando como o JCB fez o ONS Challenge com os alunos dele...

Claro que está. =)
Se isso pudesse ser feito independente da minha disponibilidade de tempo,
melhor ainda.

> [...]
> identificação do avaliador... Quem garante que teu trabalho não é reprovado
> porque o avaliador compete com vc no mesmo campo de pesquisa? Vi acontecer
> aqui do meu lado. O argumento do JCB era que é melhor fazer em aberto
> porque o registro comprovaria a primazia, especialmente se tivesse um third
> party time-stamp. O Lafuente tem um ditado que é mais ou menos assim "não
> há segredo melhor guardado do que aquele que todos sabem". he he .. Enfim,
> não tenho resposta, mas há quem veja por outro ângulo. Eu ainda estou

Idem.

O JCB é realmente radical em relação a abertura. Nesse sentido, essa sua
> opção seria o que ele chama de pseudo caderno de pesquisa aberto, porque
> apresenta conteúdo selecionado, com delay (pós publicação). Isso não é
> raro. Uma pesquisa feita durante um seminário de ciência aberta, mostrou
> que a maioria espera a publicação para abrir dados de pesquisa. On the Lack
> of Consensus over the Meaning of
> Openness: An Empirical Study -
> http://www.plosone.org/article/fetchObject.action?uri=info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0023420&representation=PDF

Pois é, por enquanto serei pseudo. =P =D
A dinâmica de publicação em matemática e áreas afins a dinâmica é um pouco
diferente por causa do arxiv. Uma vez depositado o trabalho lá, não nenhum
motivo para não abrir o caderno de pesquisa pseudo-aberto relacionado.
Logo, esse delay deve ser bem menor.

Abs,
asm