[ciência aberta]OpenLattes

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Setembro 24 15:21:50 UTC 2014

Olá,

> no primeiro encontro do ciência aberta na USP falamos sobre a questão de
> altmetrics e como poderíamos pensar em medir a produção acadêmica com um
> enfoque em publicações aberta. o abdo me diz que o assunto voltou no encontro
> agora no rio.

Esse tema sempre é recorrente.

> a idéia é usar o lattes extractor para montar um índice alternativo de
> produção acadêmica, e quem sabe, um “lattes paralelo” com outras medidas de
> sucesso.

Todos sabemos o problema do Lattes: você não consegue fazer queries no banco de
dados dele. Para resolvermos esse problema as opções são (1) convencer a direção
do Lattes que isso vai ser bom ou (2) inventar algo novo que ganhe corpo muito
rápido ao ponto da direção do Lattes aceitar se comunicar com essa coisa nova.

(1) não tem dado muito sucesso até o momento, mesmo com a lei de acesso aberto.

Para o (2) existem várias alternativas internacionais que AFAIK não conseguem
substituir o Lattes. Estou tentando falar com a Amye Kenall à meses depois de
uma das reuniões do Mozilla Science Lab sobre a ideia de construir um substituo
para o Lattes baseado em open badges mas ainda não consegui.

Raniere