[ciência aberta]OpenLattes

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Setembro 24 18:26:27 UTC 2014

> Colo abaixo o orçamento que o pessoal do CNPq me passou para liberar a
> base Lattes fazendo a remoção de dados pessoais dos pesquisadores (como
> CPF e endereço). É de 2012, foi o final da disputa através da Lei de Acesso.

Uma pergunta. Isso era para eles fornecerem um dump da base para uma única
pessoa ou era para fornecer quantos dumps forem pedidos? Se fosse o segundo,
acho que não está tão caro, digo, a USP, UNICAMP, UNESP e algumas federais
poderiam se juntar para pagar esse valor.

> Alguém poderia baixar a base com o Script Lattes e dispor ela em torrent?

Acho que já falamos dos problemas técnicos envolvendo isso. Eu tenho um servidor
aqui do meu lado apenas fazendo barulho e esquentando o laboratório que poderia
deixar rodando o ScriptLattes mas não tenho tempo para ficar debugando o script
(e nem posso dar acesso ao servidor). Se alguém quiser escrever um script para
configurar e rodar o ScriptLattes só me contactar.

> Com a base em mãos daria para fazer hackthon e/ou levantar um site
> paralelo, tornando totalmente sem sentido que o CNPq siga retendo a base.

Esse é outro ponto que já conversamos. Poderia ser promovido um hackaton em um
sábado na USP para ensinar as pessoas a usarem o ScriptLattes.

Att,
Raniere