[ciência aberta]Qual Wiki - Open Notebook Science

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Domingo Setembro 28 14:40:01 UTC 2014

Alexandre e Outros,

Se não existir esta cultura dentro de um grupo, não existem informações/organização/estrutura suficientes para discutirmos Open Science.

Desculpa escrever muito. Achei um mundo novo que me permitiu abrir minha mente sobre o que eu via, sentia falta, mas não encontrava um meio.

Ao que eu tenho de experiência, passada e presente, não vejo uma boa gestão das informações intermediárias de um projeto ou grupo de trabalho. Arquivos pacote office acumulados em pastas e emails são informações particulares que um bibliotecário teria pavor de ver.

Em todos estes casos, só interessa guardar o resultado final. O meio do caminho da pesquisa, que não é linear, tem também muito valor e se perde.

O resultado final de um trabalho é somente um relatório ESCRITO com informações mínimas da metologia. Erros (ou lições aprendidas) são ignorados. Questões em aberto não são deixadas expostas, pois uma banca (ou cliente) pode reclamar que não foi investigado.

Nos dias de hoje, com grande acesso a câmera, ainda não há um repositório de mídia (fotografia e video) do projeto. Sempre podemos fotografar mais do que cabe em um relatório final. Se este acervo existe, garanto que não está bem identificado e explicado. É algo que o autor guardou. Se compartilhou sua pasta do windows, a história não está registrada.

Antes de discutir Open Science Notebook, precisamos de uma plataforma e cultura+procedimentos+obrigação para preencher esta lacuna dentro de um determinado grupo. Este, por sua vez, não irá usar armazenamentos que não são de sua propriedade física, tal como wikiversity, mesmo que tenha controle de acesso.

Esta plataforma, situado no servidor de confiança do grupo, pode, no futuro, permitir comunicação com outra plataforma para compartilhar informações específicas. Teríamos assim um segundo nível de Open Science notebook de forma restrita, que permita acompanhamento e registro do projeto, por parte de clientes ou colaborares externos.

Sds,

Leandro