[ciência aberta]blog da ciência aberta

Ana Cristina Fricke Matte acris em textolivre.org
Quinta Abril 2 13:48:26 UTC 2015

Colegas,
No webencontro de terça passada discutimos a questão do blog do grupo de
Ciência Aberta: como trazer mais contribuidores? Um agregador de blogs foi
o que mais me chamou a atenção, mas não sei até que ponto poderá ser
implementado por nós.
Agora achei outra alternativa, baseada na minha experiência. Desculpem o
blablabla, mas não consigo deixar de ser prolixa, problema de professor de
portugues?? :)

Antes, gostaria de apresentar meus argumentos: eu não sou nenhuma aberração
por não ter tempo pra nada; se sou, todos na academia são. Manter um blog
dá trabalho. Eu adoro escrever e não é nenhum stress fazer isso, mas manter
um blog funcionando com uma regularidade mínima é impensável, já tentei e
tentei de novo, não tento mais. Mas eu tenho um blog, que utilizo para os
mais variados fins: além do que faço principalmente hoje nele, que é
divulgar eventos do Texto Livre, também publico lá tutoriais e dicas,
sempre que acho alguma informação que possa ser útil pra mais alguém e que
não tenha encontrado na web. Alguns posts por semestre, não mais.

Para que o blog continue tendo visibilidade, optei por manter um blog na
Underlinux, onde já estava escrevendo há algum tempo em função mesmo de
trabalhos de tradução realizados por alunos no âmbito do Texto Livre, e é
um blog muito lido, pelo menos por uma comunidade de sysadmins e usuários
de software livre que encontram, principalmente nos fóruns, muitas
informações úteis.

Ora, esse não é o principal público dos eventos. Para resolver isso, no
lugar de criar outro blog eu mantenho uma cópia deste no softwarelivre.org.
E também deixo o feed visível na página do laboratório.

Resumo da ópera: eu escrevo um único blog quando posso e quero, ele
continua com público por estar num site de bom acesso (entre os mais
acessados de software livre) e eu consigo atingir um público diferenciado
porque replico essas informações em outros espaços. Seria, portanto, uma
contribuidora imediata do blog da Ciência Aberta caso pudesse replicar isso
lá também. Tudo que escrevo está relacionado com ciência e conhecimentos
abertos.Todos os eventos divulgados foram criados com base nessa filosofia.
Acho que valeria uma experiência.

Fica a ideia.
Bom feriado!
acris