[ciência aberta]Elsevier lança "nova" forma de publicar software

Quarta Agosto 5 13:49:49 UTC 2015

Meus 2c...

O discurso é bonito e pelo que entendi o código tem que ser livre, o que é
essencial.

Também até onde entendi, o periódico não exige acesso aberto à publicação
da "short overview" do software ou atualizações, apesar de dar a opção de
publicar em acesso aberto pagando uma taxa. Também não é claro se é preciso
pagar novamente a cada atualização. Ao mesmo tempo, eles deixam claro que
novas "major versions" do software devem ser novas publicações e portanto
definitivamente pagariam as taxas de acesso aberto.

Mais importante, claro que a "novidade" é pouca: eles vão "oferecer" um
processo de peer review (feito por pesquisadores voluntários, claro) sobre
um repositório no GitHub. Isso é basicamente ao que já se expõe hoje
qualquer um que já produz seu software em código aberto, mas no caso da
Elsevier de forma mais engessada. Possivelmente pontual e reduzida demais
para dar conta de softwares mais complexos ou da evolução de um software.

Um episódio isolado de revisão por um ou dois voluntários, e portanto com
capacidade limitada, faz sentido para o tipo de software que achará útil ou
será aceito para ter sua própria publicação? Ou ainda pagar para ter acesso
aberto? Não é claro se isso agregará qualquer valor real à ciência - e com
algumas armadilhas como o custo adicional de pagar para publicar, ou
assinar mais um material, e o tempo "voluntário" dos revisores.

Para fins de crédito já é possível associar um DOI com um repositório
GitHub, <https://guides.github.com/activities/citable-code/>, e projetos de
pesquisa cujo software é pequeno demais para esperar que seja revisado e
reutilizado espontâneamente talvez não queiram ter o trabalho de submeter,
ou pagar para publicá-lo, ou, mais provavelmente, não atingem os critérios
para serem aceitos como "OSP". O que estamos ganhando então?

O interesse da Elsevier, naturalmente, é buscar uma nova forma de
influência/dependência de um serviço dela para avaliação científica, que
possa ser usada para coletar mais uma fatia do dinheiro acadêmico/público.
A questão é se o público e a comunidade científica ganham mais do que
gastarão com isso, e se isso já não está ou poderia estar sendo feito de
forma mais econômica e frutífera.

O que me remete à Incubadora Virtual da FAPESP, que há 10 anos atrás com o
GForge já buscava oferecer algo como esse serviço, desenvolvido por um
órgão competente e com interesses voltados exclusivamente à ciência.
Lamentável que foi abandonada, ainda que precisasse de renovação. Estaria
hoje na crista da onda. Ideias como essa precisam ser retomadas por nossas
instituições.

Abs,
ale
.~´