[ciência aberta]Jeffrey Beall ataca novamente - Is SciELO a Publication Favela?

David Beserra dw.beserra em gmail.com
Quarta Agosto 5 16:58:59 UTC 2015

Boa tarde,

Eu li a "matéria" de Beall e enviei um tweet para o perfil do Scielo
alertando-os desse artigo. Deveria ter avisado a vocês também, mas acabei
esquecendo (sorry pelo lapso xD).

Fico feliz em saber que o Scielo, enquanto organização acadêmica, já tenha
se pronunciado de maneira oficial sobre o caso, condenando-o. Acho
inclusive que o texto deveria ser disponibilizado em Inglês e Espanhol.
Atitudes de protesto por parte de organizações cientificas são necessárias
para mostrar ao mundo que a comunidade não se calará perante tentativas tão
espúrias de desmoralização dos esforços sistemáticos (e efetivos) de
construir uma ciência mais aberta, mais livre, e menos mercenária.

Quanto ao conteúdo do texto de Beall em si, até gostaria de dizer que o
mesmo apresenta uma argumentação fraca, pobre; Porém, nem ao menos o
patamar de "pobre em argumentos" o texto merece, pois não há argumento
algum ali. O texto inteiro é apenas uma bajulação as grandes companhias
publicadoras, baseada em seus próprios preconceitos pessoais (será que
$$$?)  e carentes de qualquer evidencia, ou tentativa de evidencia.

O que acho mais preocupante não é existir "*um Beall",* e sim que um "
*Beall"* tenha tantos seguidores dentro da academia. Pseudocientistas são
gananciosos perigosos, e os grandes divulgadores da ciência e do método
cientifico já nos advertiram:

"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por
> ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável
> valor que em verdade pertenciam a todos nós.

Nós não devemos deixar isso acontecer de novo." - *Carl Sagan*

 Ficam alguns questionamentos:

Como a comunidade de Ciência Aberta pode se posicionar a respeito de uma
maneira mais efetiva?
Poderia-se criar um blog no estilo "Anti Beall's List", "Demystifying
Beall's List: A Guide for Researchers"?
Poderia-se criar um protocolo geral (e aberto) de análise de periódicos
baseados em critrerios mensuráveis e refazer a lista de Beall?

Saudações e até breve!

PS.
Meu tweet para o Scielo:
https://twitter.com/dw_beserra/status/627406509216022528

Em 5 de agosto de 2015 13:16, asm <asmmota em gmail.com> escreveu:

> [...]
> tenha sido frustrado.
>
> O artigo blogpost pode ser lido nesse link:
> http://scholarlyoa.com/2015/07/30/is-scielo-a-publication-favela/
>
> Dominique Babini, através do qual fiquei sabendo do blogpost, escreveu uma
> boa resposta ao blogpost, que pode ser lido aqui:
> https://plus.google.com/112519487285412484806/posts/ewjKbPHhomP
>
> Abc's
> asm
> --
> Sent from my Android device with K-9 Mail. Please excuse my brevity.

David Willians S.C Beserra
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Universidade Federal de Sergipe
CV: http://lattes.cnpq.br/0074157524720114

Aracaju,SE