[ciência aberta]licenças alternativas

Segunda Agosto 10 15:57:06 UTC 2015

Ni!

Legal, só ficaria alerta que esse artigo tem 6 anos e nesse tempo algumas
coisas bem fundamentais aconteceram. A maioria dos projetos de ciência
aberta fora de acesso aberto deslanchou nesse período, e muita coisa foi
inventada, renovada e revelada na prática.

Instrumentos legais como a Creative Commons Zero, hoje fundamental para
licenciamento de dados científicos, a CERN Open Hardware License, para
instrumentos científicos, nem sequer existiam quando esse texto foi
escrito. Assim como também não existiam os Panton Principles for Open Data
in Science. Nem os termos de cessão de dados de ensaios clínicos
desenvolvidos pela Sage Bionetworks.

Bem, acho que no parágrafo anterior eu já listei algumas coisas pra buscar
sobre o assunto :)

Abraço!
ale