[ciência aberta]apresentação

Bia Martins bia.martins em gmail.com
Domingo Fevereiro 22 23:09:15 UTC 2015

Olá a todos,

Acabo de entrar na lista e aproveito para me apresentar.

Sou jornalista e trabalho com projetos de comunicação para a internet.

Em 2012, terminei meu doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. No ano
passado lancei o livro "Autoria em rede: os novos processos autorais
através das redes eletrônicas", pela Editora Mauad X, uma versão revisada e
ampliada da minha tese.

Meu objeto de estudo principal foi a Wikipédia, mas abordei também as
mudanças na produção e circulação da cultura e do conhecimento na
atualidade.

Atualmente sou colaboradora do NEXT - Núcleo Experimentação de Tecnologias
Interativas (ICICT/FIOCRUZ) e participo do grupo de pesquisa Novas
Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde (FIOCRUZ).

A convite do professor Nilton Bahlis dos Santos, ministrarei neste semestre
parte do curso "Oito temas para se pensar a Ciência, a Sociedade e as Redes
na Era da Complexidade", no PPGICS/FIOCRUZ. O curso terá como eixo a
discussão sobre a necessidade de revisão do paradigma da Ciência Clássica e
de criação de novas formas de produção de conhecimento.

Espero poder contribuir produtivamente com a lista e, quem sabe, encontrar
interlocução por aqui.

Um abraço,

Beatriz C. Martins