[ciência aberta]Open Access Week

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Quinta Julho 30 22:59:38 UTC 2015

Olá pessoal,

eu me voluntario para escrever algo. Duas ideias:

 1. um pequeno tutorial de como auto-arquivar artigos e dados
    científicos (aproveitando pra ampliar a wiki aqui
    <https://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_para_publica%C3%A7%C3%A3o_aberta_de_pesquisas>
    e aqui
    <https://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_para_dados_de_pesquisa_abertos>),
    com uma comparação dos principais repositórios disponíveis;
 2. uma resposta crítica a este texto
    <http://scholarlyoa.com/2015/07/30/is-scielo-a-publication-favela/>
    do Jeffrey Beall -- discutindo seu viés preconceituoso, e defendendo
    a relevância do acesso aberto em países mais pobres...?

Talvez eu precise de ajuda dos universitários®, principalmente pra
abordar detalhes do arquivamento de dados e para discutir o caso da
Scielo -- mas acho que dá pra fazer algo útil / interessante.

Abraços,
Miguel