[ciência aberta]como licenciar software livre

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Domingo Junho 28 21:51:45 UTC 2015

Oi Leandro,

Você pode escrever o código e lançar sob os termos da licença que achar
melhor. Não acredito que existam barreiras.

A Free Software Foundation mantém uma lista comentada de diversas
licenças (livres e não livres): em português
<https://www.gnu.org/licenses/license-list.pt-br.html> e inglês
<https://www.gnu.org/licenses/license-list.en.html> (mais completa)

Não entendo o que dizer sobre clausula de publicidade. Está pensando em
criar uma nova licença de software? Lembre-se que software livre garante
as 4 liberdades <https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html> aos usuários.

Abraço,
Rafael

On 28-06-2015 18:30, Leandro Andrade wrote:

> Caros,
>
> Qual o caminho de licenciar um software livre pelos termos do mit ou
> bds na Universidade pública?
>
> Alguma sugestão? Alguma barreira?
>
> Procurei algo nos manuais do wiki, mas não achei. Estou para fazer
> algo neste sentido. Consegui colocar a ideia e tendemos a uma licenç
> copycenter Sem cláusula de  publicidade. O Wikipédia ajudam nisso.
>
> Qual o próximo passo?
>
> Qual melhor lugar para deixar disponível?
>
> Sds.
> Leandro

Rafael P. Pezzi
Instituto de Física - UFRGS