[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki

Luiz Augusto lugusto em gmail.com
Quinta Março 5 16:02:01 UTC 2015

Em 04/03/2015 18:17, <ldsandrade em yahoo.com.br> escreveu:

> Minha proposta é utilizar o tiddlywiki.

Eu utilizaria o dokuwiki em algum XAMP portable:

- cada página é salva em um TXT que pode facilmente ser editado
externamente, sem conflitos com o que for editado pelo script;

- tem plugins que exportam para diversos formatos de arquivo;

- com plugins e recursos nativos você consegue fazer citações
bibliográficas e notas de rodapé normalmente.

A experiência é válida, mas eu duvido que te autorizem entregar o trabalho
final apenas em hipertexto. Na verdade, até torço para que não autorizem,
se me permite ser sincero. Por dois grandes motivos:

- instituições acadêmicas brasileiras ainda não tem infraestrutura mínima
para preservar a longo prazo os materiais digitais. É uma equação muito
mais complexa do que meramente fazer backup. Sua produção estaria
completamente extraviada em poucos anos;

- por mais que a normalização documentária seja irritante e desgastante,
ela é necessária. Faz parte dos esforços de manter um material
"comunicável". Na literatura José Saramago fez o que quis com os sinais de
pontuação e começos e finais de parágrafos, mas ainda assim seguiu várias
outras formalidades. Mas precisamos lembrar que ele pôde fazer isso por ser
ele. Quando alguém com menos instrução formal inconscientemente pontua de
forma próxima à ele, ocorre todo um processo de ignorar ou desqualificar o
que foi escrito.