[ciência aberta]Centro de Pesquisa Open Science no Brasil

Quarta Março 11 23:17:12 UTC 2015

Oi andrade,

Eu fui ao lançamento, perguntei e conversei um pouco com alguns dos
envolvidos.

Bem, evidentemente não é o "primeiro centro adotando o modelo open science
no Brasil", mas até aí é a fapesp vendendo o próprio peixe.

Um fato mais grave é que na mesa estavam e falaram 7 homens e nenhuma
mulher, o que me faz questionar outros aspectos do empreendimento.

Mas no geral é um projeto com grande potencial, se decidirem de fato
trabalhar de forma aberta e ir além do que já é feito por outros na área.

Por hora o que trazem de certo é um pouco de boa vontade das farmacêuticas
- o que de fato é um mérito do projeto.

Outra coisa particularmente positiva nesse financiamento é a orientação
para trabalhar com moléculas negligenciadas. Isso traz em si um
questionamento do sistema de avaliação que acaba por privilegiar quem faz
mais do mesmo.

Abraço!

ale