[ciência aberta]pesquisa e desenvolvimento

Alexandre Hannud Abdo abdo em member.fsf.org
Sábado Março 28 15:57:48 UTC 2015

Ni!

Rodrigo, o primeiro passo é você ter um URL pro seu projeto explicando ele
de uma forma compreensível para potenciais interessados, inclusive como
contribuir, e dando acesso ao material.

Não posso reforçar demais o quanto uma boa documentação é essencial pra
qualquer projeto aberto funcionar, seja de software ou de outra coisa.

Você não pode simplesmente achar que vai falar com as pessoas sobre o
projeto, precisa ter um ponto de contato e intração na web, indexado pelas
máquinas de busca.

Um repositório no gitorious ou github por exemplo, com uma boa página de
abertura, é um bom começo, afinal já ganha um "issue tracker" junto e um
espaço pra documentação do projeto.

Você já tem um repositório público do seu projeto?

Daí mais adiante, projetos maduros tem sua própria lista de discussão,
website etc.

Um excelente exemplo de projeto de software científico é o graph-tool <
http://graph-tool.skewed.de/>.

A dica do Raniere também é fundamental, busque interagir com quem já está
trabalhando em coisas relacionadas, mesmo que você tenha bons motivos para,
e vá escrever tudo do zero.

Abs,
ale
.~´