[ciência aberta][Scientiae Studia Recomenda]

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Terça Março 31 14:29:21 UTC 2015

Oi Felipe,

eu me referia ao fato de que, mesmo em comunidades formalmente "abertas"
a qualquer pessoa -- como aquelas formadas em torno do software livre e
da Wikipédia --, o sexismo e o racismo fazem com que a participação de
certos grupos (no caso, mulheres e negros / as, principalmente) seja
mais difícil ou menos valorizada. E em alguma medida esse fenômeno
certamente também existe em relação a outros grupos (LGBTs, classes mais
pobres etc.) e em outras comunidades "abertas", como as de ciência aberta.

Abraço!
Miguel