[ciência aberta]Librelattes - vamos fazer engenharia reversa da base do Lattes?

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sábado Maio 23 12:37:25 UTC 2015

Desculpa a demora para responder nessa thread.

> Eu sei que tem uma turma discutindo um OpenLattes, mas como não consegui
> achar código, resolvi fazer isso ontem por brincadeira:
>
> https://librelattes.herokuapp.com/

https://gitlab.com/ciencialivre/openlattes/

No momento, é apenas um fork do ScriptLattes para funcionar com Python3
e com pequenas correções no código.

Passamos as modificações para o ScriptLattes mas não sei se foram integradas.

Também já reclamei que o desenvolvimento no BitBucket,
https://bitbucket.org/scriptlattes,
não é mencionado em http://scriptlattes.sourceforge.net/.
Infelizmente não fui atendido.

> Cada usuário tem controle total sobre os seus próprios dados no Lattes,
> então se cada pesquisador que tem um currículo no Lattes gastar 5min ou
> menos do seu tempo, a gente consegue reconstruir a base de dados
> todinha.

Vai ser difícil convencer as pessoas a fazerem isso.

> Não tem como uma iniciativa paralela escalar a não ser que consiga fazer o
> inverso, que seria atualizar o lattes do pesquisador a partir de si,
> oferecendo um sistema de preenchimento mais agradável - o que é ainda mais
> difícil fazer porque o lattes é super fechado e sem padrões.

O Lattes possui um padrão aberto: http://lmpl.cnpq.br/lmpl/?go=cv.jsp.
Se esse padrão está desatualizado eu não sei.
E parece que alguém trabalho alguns anos atrás nessa padronização:
https://github.com/antoanne/LMPLCurriculo.

Então, tirando o fato do código fonte do Lattes não ser aberto
nem a base a Plataforma Lattes não tão ruim.

Em relação à atualizar o lattes do pesquisador,
isso é fácil de fazer via engenharia reversa.
Se tivermos R$10.000 provavelmente conseguimos fazer isso em uma semana.
No ano passado eu tinha brincado com isso
e é bem simples de fazer a engenharia reversa se você tiver tempo
e um pouco de experiência em monitorar requisições HTTP(S).

Já em relação ao preenchimento mais agradável,
isso é um pouquinho mais difícil por envolver teste com usuários
e uma boa quantidade de dados para fazer boas sugestões.

> A briga de frente com o Lattes é para abrir a base, justamente porque não
> tem como competir com ele.

IMHO você tem como competir com ela se tiver se oferecer
a possibilidade de atualização automática.

> Ele só existe por causa do poder financeiro monumental do CNPq,

Acho que ela existe mais pelo fato do CNPq ser o maior financiador
no Brasil. Se apenas um quarto dos pesquisadores brasileiros dependessem
do CNPq para financiamento provavelmente não utilizaríamos o Lattes.

> Enfim, é minha sugestão, concentrar em ideias de a partir do lattes
> oferecer um serviço melhor ou mais completo para nossa comunidade, e com
> isso mostrar o quanto seria valioso - o quão mais poderíamos fazer - se a
> base fôsse aberta.

Minha sugestão seria colocar esforços para uma atualização automática
porque isso é algo que acredito muita gente desejar.
Por exemplo, seria muito bom você conectar sua conta com o Zotero/Mendeley
e ter seu Lattes automaticamente atualizado.

E claro, uma visualização mais atual seria muito bom.

Abraços,
Raniere