[ciência aberta]Open Science, Open Issues (and broken links)

Felipe G. Nievinski fgnievinski em gmail.com
Quarta Maio 27 17:09:35 UTC 2015

> Date: Wed, 27 May 2015 12:16:28 -0300
> From: Andre Appel <alappel em gmail.com>
> To: Grupo de trabalho em Ciência Aberta
>         <cienciaaberta em lists.okfn.org>
> Subject: Re: [ciência aberta]Open Science, Open Issues (and broken
>         links)

> este

> web
> >

> ?A hegemonia que o DOI (e a CrossRef) vem ganhando ?é um pouco preocupante
> também. Consigo lembrar agora de duas alternativas para gerar
> identificadores
> persistentes <http://www.ariadne.ac.uk/issue56/tonkin>, o handle.net e o
> [...]

O DOI é uma maravilha -- finalmente identificadores persistentes que
funcionam!  Tanto no papel (fácil de digitar e não ocupa muito espaço na
impressa) quanto no digital (links quebrados levam a penalidades e
sanções).  Já o sistema Handle, precursor e componente do DOI, tem suas
limitações (como relação a links quebrados, p.ex.).

Dá para gerar DOI gratuitamente através do ResearchGate e Figshare também.

Porém eu desencorajaria a criação de DOI para materiais que não sejam de
sua própria autoria.

-F.