[ciência aberta]Assunto: Re: Google trends para o Mundo open

Leandro Andrade ldsandrade em yahoo.com.br
Segunda Outubro 19 16:56:40 UTC 2015


Kátia, 
Tenho muita dificuldade de colocar o argumento dos recursos abertos onde trabalho. Mas sigo teimoso insistindo na ideia de pessoa em pessoa e, com o tempo, vou melhorando os argumentos. De tanto insistir algumas ideias vão começando a entrar. 
Tentei usar esta ferramenta para saber como anda a comunidade  brasileira que busca estes recursos.  O arduino ganhou a sua e está crescente. 
Insista neste tema e vá melhorando o material e principalmente os argumentos. 
Este assunto eh do presente. Está disponível e não tem volta. 
Sds, Leandro


Enviado do Yahoo Mail no Android 
 
  Em 14:16 Seg, 19 de out de PM, Katia C<katiacccuba em gmail.com> escreveu:   Bom dia,
Fiquei relendo para refletir, uma vez que não sou da área específica, mas vejo do ponto de vista ideológico talvez . Inicialmente fui até mesmo desencorajada por pessoas da área na minha instituição. Aproveito, assim, para me apresentar, pois ainda não tinha feito isso.
Sempre me interessei por tudo o que se refere à democratização e direitos civis. Sou professora de língua e literatura transitando nos intermédios da cultura, tecnologias para educação e meio ambiente. Desenvovi um projeto de educação ambiental com resíduos eletrônicos em turmas de informática nos ano de 2009-10-11 que começou na sala de aula, foi para a extensão  e terminou com parceria interinstitucional. Mas meus primeiros interesses foram lá no início da década, quando li entrevistas com o Richard  Stalman da GNU, ainda na época de FHC. A partir dali fiquei encantada com a questão do software livre. Puxa! Então isso existiu?
Mas então, dentro desse viés língua, cultura e tecnologia, acabei encontrando 16 language center resources nos EUA que também trabalham com OER na área de línguas. O fato é que acabei indo para a universidade do Arizona onde fiz um curso sobre o uso das mídias digitais e sociais para ensino de línguas. Isso porque não me conformei com o palpite das pessoas da minha instituição.
Porém, à parte o fato de que um mundo se abriu para mim em relação às mídias e mesmo tendo um workshop com um especialista em OER, compreendi porque meu colega daqui não acreditava em OER! É que esse mundo das tecnologias é poderoso, tem bilhões por trás, é uma rede tão forte que, se a Google faz uma concessão dessa, mas não é de graça! É para atrair os incautos como eu! Explico: quando aprendi a usar as maravilhas da plataforma Google, imediatamente me interessei pelo Google classroom, criei imediatamente 3 salas, postei o material, só pra descobrir que não podia usar como pensava, pois os alunos não conseguiam o acesso etc etc Você escreveu:


E no Brasil a comunidade existe mas não está conseguindo atrair outros interessados.




Achei bastante curioso este “dado aberto” do google para entender as tendências e interesses.


É exatamente a lógica da expansão que vejo aí, sob o viés do "aberto", que percebo ser mais forte lá fora do que aqui. Talvez porque, como colonizados, o que se tem é uma grande avidez por ser "moderno " rsrs. Eu usei um Nokia básico, daquele cujo toque é nostalgia há anos fora do Brasil, até 6 meses atrás.  Comprei iPhone e iPad precisamente por um  apelo educacional... E não vou negar que com uma boa internet é uma experiência de navegação e de interação considerável. 
Agora, quando vejo que universidades americanas e europeias, que são pagas,  começam a usar OER, o que eu vejo também é uma tentativa de baratear seus altos custos diante de uma realidade econômica difícil hoje. Na área de línguas eles estão investindo porque essas questões de imigração também, grande número, é uma demanda crescente...Mas vejo que, seja como for, é a hora dos recursos abertos, do software livre . Eu tenho um interesse muito grande por isso, gostaria de me especializar mais e de ser uma divulgadora. No entanto, estou encontrando muita dificuldade para reunir material que seja, argumentativamente falando, convincente. Talvez por eu não ter o acesso técnico. Este grupo, por exemplo, é de pesquisa, é bem específico, apesar de que tenho acesso a links e informações muito interessantes. Por exemplo, eu comecei a fazer um levantamento de ferramentas educacionais, dividindo mais ou menos por funções, mas descobri que eram pagas na sua maioria! E agora? Porque não podemos negar o poder acachapante da imagem, do game, do vídeo que esses softwares e aplicativos abraçam tão bem. No Arizona, Moodle nem foi citado, mas Canvas, thinglink, zaption, etc 
Bem, sou de São Luís do Maranhão, onde se tem a maior invasão da América Latina, Cidade Olímpica, 300 mil pessoas, tamanho da capital do Acre! Uma total exclusão, sem comentários... Pretendo desenvolver uma extensão por lá: bilíngue (temos muito reggae e rap pra explorar o inglês), língua, cultura e TICs. Será que dá?
Acredito firmemente que se podem oferecer alternativas, acredito no trabalho de vocês e nas sugestões que puderem me dar. 
Obrigada por me aceitarem no grupo 
Katia Cuba 

Em 11 de out de 2015, às 11:22, <ldsandrade em yahoo.com.br> <ldsandrade em yahoo.com.br> escreveu:


<!-- _filtered {font-family:"Cambria Math";panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;} _filtered {font-family:Calibri;panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;} p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {margin:0cm;margin-bottom:.0001pt;font-size:11.0pt;font-family:"Calibri", sans-serif;}a:link, span.MsoHyperlink {color:blue;text-decoration:underline;}a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {color:#954F72;text-decoration:underline;}p {margin:0cm;margin-bottom:.0001pt;font-size:11.0pt;font-family:"Calibri", sans-serif;}.MsoChpDefault {} _filtered {margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;}div.WordSection1 {}-->
Caros,

  

Estou aprendendo a fazer site e como promover as buscas do google. Aproveitei a ferramenta do google trends e fiz o mesmo para o “mundo open” no cenário Brasil e mundo.

  

A conclusão que a palavra arduino está muito mais forte que até mesmo open software. E no Brasil a comunidade existe mas não está conseguindo atrair outros interessados.

  

Os resultados do google trends são relativo ao número de buscas feitas na mesma época e normalizados. Não indicam aumento do número de cliques e apenas uma tendência de maior relevância das palavras sobre as outras buscas.

  

Achei bastante curioso este “dado aberto” do google para entender as tendências e interesses. 

  

Sugiro compartilharem outras observações desta ferramenta.

  

  

<11C52C70E6094CC8BE7CEBF20564FD68.jpg>

<2C0678FEDF5A4A38977D21FEC518C329.jpg>

  

<C548E95315354C0189443808D590AA21.jpg>

Enviado do Email para Windows 10



|      |  
 Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. 
www.avast.com 
  |




<11C52C70E6094CC8BE7CEBF20564FD68.jpg>

<2C0678FEDF5A4A38977D21FEC518C329.jpg>

<C548E95315354C0189443808D590AA21.jpg>

_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta

_______________________________________________
Blog: http://cienciaaberta.net
Wiki: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Ciência_Aberta
Chat: http://webchat.freenode.net/?channels=cienciaaberta
Lista cienciaaberta
cienciaaberta em lists.okfn.org
https://lists.okfn.org/mailman/listinfo/cienciaaberta  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/cienciaaberta/attachments/20151019/6858c089/attachment-0003.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão cienciaaberta