[ciência aberta]Código Nacional de C, T & I

Tel Amiel tel em amiel.info
Quinta Janeiro 14 16:26:07 UTC 2016

opa felipe,

eu li rapidamente hoje cedo o teor da lei e agora, o post abaixo, então seguem umas reflexões preliminares.

achei a crítica relevante, mas é determinista - dá a entender que a não há autonomia universitária para decidir as relações e possibilidades aventadas pela lei. acho que a tendência (que a lei ajuda a encaminhar) é de uma universidade que pode gerar caixa através da iniciativas privada e se aproximar da cadeia produtiva. podemos nos aproximar do modelo de um MIT, por exemplo (para alguns isso é ótimo, para outros, o terror).

a lei tem várias proposições para regulamentar a relação entre empresas e universidades. pela minha experiência na unicamp, isso é uma área muito mal definida e mal regulamentada - cheia de contradições. por esse lado, creio que a lei é bem vinda. serve para orientar de alguma forma. não sei até que ponto, e como, as universidades vão regulamentar, limitar ou definir critérios internos para projetos e iniciativas permitidas por essa lei.

por outro lado, cria novas formas de relação que podem ser complicadas, abrindo brechas para investimento de universidades em empresas e uso do equipamento público em projetos em parceria entre empresas e universidades. aumenta o tempo que pesquisadores/docentes podem dedicar ao trabalho fora da universidade ("sem prejuízo às suas funções”) - algo que já acontece (com menor tempo permitido do que a lei agora permite, ao menos no papel).

pode significar que as universidades vão se virar para o mercado e definir suas metas e de seus trabalhadores através de produtos. estou lendo com mais calma, mas acho importante ver como as universidades vão reagir a isso. de qualquer forma é legal começar o debate na lista e eventualmente postar algo sobre isso no blog.

abs!