[ciência aberta] Universidade e Dados Abertos

Joao Marcos botocudo em gmail.com
Terça Outubro 18 10:55:28 UTC 2016

Olá, Henrique (e demais):

Repasso-lhe abaixo o contato do meu colega que acabou de divulgar o
belo trabalho feito na criação do Portal de Dados Abertos da UFRN.

Cumprimentos,
Joao Marcos

---------- Forwarded message ----------
From: Gibeon Aquino

Prezados Colegas,
 gostaria de anunciar o lançamento do Portal de Dados Abertos da UFRN
(http://dados.ufrn.br/). Somos a primeira instituição federal de
ensino superior a ter um portal dedicado a isso.

O objetivo do Portal é a divulgação das principais informações da
Instituição seguindo a filosofia de Dados Abertos
(https://en.wikipedia.org/wiki/Open_data) e aderente aos compromissos
estabelecidos entre o Governo Brasileiro e a OGP (Open Government
Partnership - http://www.opengovpartnership.org/)

A primeira versão do Portal foi lançada com mais de trinta conjuntos
de dados provenientes dos sistemas institucionais da UFRN, envolvendo
informações das atividades acadêmicas e administrativas.

O Portal de Dados Abertos é um projeto contínuo que apresentará cada
vez mais informações. Os dados disponibilizados vão continuar sendo
aprimorados. O Portal é vivo e tende a aumentar cada vez mais a partir
da identificação de demandas da comunidade em geral. Novas informações
vão surgir a cada momento.

Conto com a ajuda de vocês para divulgar essa iniciativa e nos dar o
feedback sobre a necessidade de novos conjuntos de dados e
aprimoramento dos dados já existentes.

Abraços,
Gibeon Aquino.