[ciência aberta]Plano de dados científicos abertos

fgnievinski fgnievinski em gmail.com
Quinta Abril 20 15:49:49 UTC 2017

Caro Alessandro,

há um cadastro de repositórios de dados de pesquisa que lista as instâncias
no Brasil:
<http://www.re3data.org/search?query=&countries%5B%5D=BRA>

Destaca-se a instância do IBICT:
<https://repositoriopesquisas.ibict.br/dvn/faces/site/BrowseDataversesPage.xhtml;jsessionid=9d5f6f88ba740c82a94897d88465?initialSort=Released>

Estão usando o software Dataverse, que parece muito bom:
<http://dataverse.org/institutions>

Outra instância lusófona é encontrada em Portugal:
<https://dados.rcaap.pt/>

(Parece que eles usam o software DSpace.)

Veja algumas publicações relevantes em português:

REPOSITÓRIO DE DADOS CIENTÍFICOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E
PORTUGUESAS
http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/338/166

GUIA DE GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA PARA BIBLIOTECÁRIOS E PESQUISADORES
http://carpedien.ien.gov.br/bitstream/ien/1624/1/GUIA_DE_DADOS_DE_PESQUISA.pdf

DADOS ABERTOS DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÃO PARA UM MODELO DE GESTÃO PARA O PAÍS
http://www.cnen.gov.br/images/CIN/PDFs/Sayo_BIBPESQ-out-2015.pdf

Ibict lança Manifesto de Acesso Aberto a Dados da Pesquisa Brasileira para
Ciência Cidadã
http://www.ibict.br/Sala-de-Imprensa/noticias/2016/ibict-lanca-manifesto-de-acesso-aberto-a-dados-da-pesquisa-brasileira-para-ciencia-cidada

Abc,
F.

PS: gravei as informações acima no Manual de Ciência Aberta:
<https://pt.wikiversity.org/wiki/Discussão:Manual_para_dados_de_pesquisa_abertos#A_incluir_também>
Fique a vontade para atualizar o Wiki com as informações que encontrar.