[ciência aberta]ciência aberta e ética em pesquisa

Terça Abril 25 21:16:44 UTC 2017

Ni! Oi Ana,

Não entendi bem sua pergunta, pode especificar melhor qual seria o
interesse?

Mais especificamente, "ética em pesquisa e ciência aberta" pode querer
dizer coisas tão diferentes quanto:

1. problemas éticos que se ressaltam com práticas abertas
1.1 publicação de informações que ferem a privacidade individual
1.2 publicação de informações que coloquem indivíduos em risco
1.3 desigualdade na capacidade apropriação de resultados abertos

2. problemas éticos que a ciência aberta busca resolver ou mitigar
2.1 desigualdade de acesso à produção
2.2 desigualdade de participação e direcionamento da produção
2.3 abuso econômico em atividades acadêmicas (publicações, equipamentos)

3. etc?!

.~´