[ciência aberta]lançamento do site Em Rede

Sábado Fevereiro 11 19:42:50 UTC 2017

Oi Bia,

Muito legal!

Mas pq o 'não comercial' para o conteúdo da plataforma ?!

Nem por ser meio contraditório, mas é um desperdício impedir que
informações e reflexões importantes sejam comunicadas o mais amplamente
possível.

Só pra pegar um exemplo, se uma escola ou universidade privadas, um jornal
de grande circulação, ou mesmo um blog ou canal de youtube que use de
anúncios para se manter, quiser veicular legalmente um conteúdo publicado
ali, precisará pedir autorização. Daí, sem a licença pública, vai envolver
papelada, esforço, já era. E o que podia ser uma transformação desaparece
antes mesmo de sair pela porta. E esses são só casos de conflitos óbvios
que licenças 'não comerciais' criam, tem ainda todo o outro lado que é
preservar a dimensão de conhecimento como propriedade e favorecer o
capital, mas acho que nem precisamos chegar lá eheh.

Abs,
.~´