[ciência aberta] Casos de impedimento institucional para o desenvolvimento de tecnologias livres (Rafael Pezzi)

Luiz Ernesto Merkle luiz.zilli em gmail.com
Sábado Setembro 30 00:25:50 UTC 2017

Rafael, Ana Cristina,
Interessante seu levantamento, e seu comentário.

Mas creio que a situação é um pouco mais sutil, velada, do que ter uma
política explícita contra o desenvolvimento ou o uso de tecnologias livres
na academia. Levantar isto é difícil.

No meu caso, em departamento na UTFPR o apoio existia, por quatro anos, até
que os recursos do reuni começaram a jorrar, e o colegiado deixou de se
interessar. Em seis meses talvez 10% dos professores se mantiveram como o
GNU linux, e permanecem até hoje, nos computadores do programa. Na
graduação, assim que teve recursos, solicitaram ao suporte que instalassem
dual boot. :(

Hoje, com o anúncio dos cortes, e o vencimento das licenças se aproximando,
um ou outro docente começa a se técnico do suporte se mostra preocupado,
mas enviei no mês passado uma mensagem sobre isto aos e às minhas colegas
docentes, pois temos que atualizar o parque de máquinas, e todos se
fingiram de mortos. Não tive um sequer retorno. Isto só reforça a minha
tese de que tal política não é explicita, mas oculta.

Se você fizer, e arcar com os custos de não ter estrutura de apoio, em
termos de uma cultura institucional, é problema seu, tal qual outras
atividades não valorizadas, como frequentemente acontece com ensino e
extensão.

Isto me parece muito como as contradições entre a dita livre circulação do
conhecimento, e o sequestro dos recursos para tal pelas grandes editoras.
Há sim muita cumplicidade e alienação na Academia, e movimentos como o de
educação aberta, certamente são uma alternativa, mas precisamos vencer a
hipocrisia. E isto não é fácil.

Abraços,
luiz merkle
utfpr ppgte dainf