[ciência aberta]Painel "O impacto político e social dos periódicos e das pesquisas que comunicam"

Sarita Albagli sarita.albagli em gmail.com
Quarta Agosto 29 12:36:08 UTC 2018

 Pessoal

Fui convidada a propor uma ementa e coordenar o Painel 4.1.1 "O impacto
político e social dos periódicos e das pesquisas que comunicam"
<https://www.scielo20.org/paineis/p4-1-1/>, como parte das discussões
preparatórias do Seminário Scielo 20 Anos <https://www.scielo20.org/>, que
irá ocorrer em setembro em São Paulo.  Além deste Painel, foram
estabelecidos outros 11 sobre temas distintos.

A ideia é fomentar  uma discussão  pre-evento, o que me parece ter uma
relevância não apenas acadêmica, mas também política no campo do movimento
pela ciência aberta, dada o papel do Scielo nessa questão.

Nesse sentido, seguindo a dinâmica dos demais painéis temáticos, convidei
algumas pessoas com reconhecida trajetória nesse tema para produzirem
pequenos posts que ajudem a provocar o debate, e que estão sendo publicados
no blog do Scielo (em português, inglês e espanhol).  Sugiro que não apenas
leiam os textos, mas também postem comentários, cujas principais ideias
serão por mim sintetizadas no evento.

O primeiro já publicado é o da profa HEBE VESSURI sobre o tema "O artigo e
os periódicos científicos têm futuro?" e se encontra aqui
<https://blog.scielo.org/es/2018/08/20/el-paper-y-las-revistas-cientificas-tienen-futuro/#.W4aRPuhKhPY>
.

Na sequência, serão publicados textos dos profs. Leslie Chan, Cameron
Neylon, Fernanda Beigel e Mariano Fressoli.

Quem desejar preparar um post específico sobre o assunto, pode me contactar.

Um abraço
Sarita Albagli