[ciência aberta]proposta Max-Planck-Schirmer - OA2020

Ewout ter Haar ewoutterhaar em gmail.com
Segunda Agosto 13 16:33:30 UTC 2018

Vejo assim:

Pró: é uma iniciativa europeu, o que já é uma alívio em relação ao "open"
impregnado de sensibilidades liberais dos open society institute e outros
atores anglo americanos. Por exemplo, diz que é baseada na declaração de
Berlim, com seu "for any responsible purpose", abrindo brechas para um
desempenho de "aberta" um pouco mais sutil e adequada à circunstâncias
locais do que o "open" globalizado de mercados e troca de commodities.

Contra: é uma iniciativa europeu, que originou em 2015 num evento [1], "an
invitation-only workshop for high-level representatives of the world’s most
eminent research organizations", onde os homens brancos no poder dos
instituições ricas de pesquisa decidiram como vão fazer OA [4]. O resumo
executivo é vago [2], mas entendo que o modelo que estes "invite only"
"thought leaders" decidiram é flippar revistas atuais [3] ("transforming
the existing corpus of scientific journals"). Ou seja, neste modelo o
controle sobre o conhecimento acadêmico continua nas mãos das editoras
existentes (europeus, não por acaso, imagino), só que agora financiados com
APCs, o que vai "disenfranchise" acadêmicos na periferia ainda mais do que
hoje.

Não me surpreende que a CAPES assina, certamente querem participar com
atores grandes, é onde está o poder. Mas não vai mexer nas estruturas de
poder da comunicação acadêmica.

Ewout

[1] http://www.berlin12.org/
[2]
https://oa2020.org/wp-content/uploads/pdfs/Open-Access-2020-Executive-Summary.pdf
[3] https://oa2020.org/be-informed/
[4] esta parte está na minha imaginação, mas não deve estar longe da verdade