[ciência aberta]declaração de aceite

Ana Cristina Fricke Matte acris em textolivre.org
Quarta Junho 6 13:10:41 UTC 2018

Colegas da Ciência Aberta (com cópia para colegas do Texto Livre),
estou trabalhando com alunos de iniciação científica para popular uma
plataforma de gramática da língua portuguesa, o Grateli (Gramática Aberta
do Texto Livre). Preciso de vocês duas coisas, vou explicar.

Lançamos a primeira versão  (na época sem nome, chamávamos de gramática
online: http://www.textolivre.org/aplicacoes/gramatica_online/) em 2012,
mas ela era um site simples, sem grandes recursos, no qual, principalmente,
faltava uma forma de explicitar a autoria dos slides de gramática sem que
fosse necessário abrir o material.

Hoje a plataforma dispõe de um software responsivo, que permite anexar
slides, exercícios com resposta didática, com um sistema melhorado para
buscas e que enfatiza a autoria. Além disso, permite alocar material de
diferentes correntes da gramática. Os autores podem ter um usuário para
disponibilizar o material ou, como estamos fazendo, permitir que nós
façamos o upload para disponibilização. Essa plataforma deve ser lançada
ainda esse ano.

Como a Gramática Tradicional deixou de ser disciplina obrigatória da
faculdade de Letras aqui na UFMG, vamos solicitar aos professores que
sempre ofereceram a disciplina a disponibilização do material no Grateli,
que poderá, inclusive, continuar sendo usado por eles, mas, desse modo,
entram na esteira da Ciência Aberta.

Pensei em pedir que assinem uma declaração que, de um lado, nos  desse
garantia de que a pessoa de fato concorda em colocar seu material lá em
Creative Commons By-Sa e, de outro, explicasse para a pessoa exatamente com
o que ela está concordando.

O que preciso de vocês é: a) saber se posso colocar nessa declaração o
grupo de Ciência Aberta junto com o Texto Livre, no cabeçalho, e b) que me
ajudem a deixar o texto da declaração o mais claro e específico possível.

Vocês me ajudam?
Copio abaixo o texto.
Obrigada,
Ana

DECLARAÇÃO

Eu, ______________________________________________________________________,
professor da Faculdade de Letras da UFMG, venho por meio desta declarar que
aceito disponibilizar o material de minha autoria para ensino de Gramática
da Língua Portuguesa na plataforma de dados abertos GRATELI – Gramática
Aberta do Texto Livre, disponível em
http://textolivre.org/aplicacoes/grateli/.

Estou ciente de que todo o material de minha autoria será publicado em meu
nome, sob uma licença Creative Commons BY-SA, o que significa que o
material poderá ser utilizado por qualquer pessoa, para quaisquer fins,
inclusive para composição de obras derivadas, desde que sejam respeitadas
duas CONDIÇÕES: a) manter pública a autoria do original e a fonte onde o
material original foi obtido (na lista de referências e nas citações) e b)
qualquer obra derivada seja disponibilizada sob a mesma licença.

Estou ciente também de que essa licença Creative Commons tem valor legal no
Brasil e que o mau uso do material que estou disponibilizando estará
sujeito às penas previstas pela lei.

Neste contexto, permito a publicação do material na plataforma e, assim,
aceito fazer parte do quadro de colaboradores do Grateli, ciente de ser
responsável exclusivamente pelo material de minha autoria, sem compromisso
com os outros materiais ali disponibilizados.

_________________________________

Data: ______/______/2018

Ana Cristina Fricke Matte
Diretora Geral do Grupo Texto Livre