[ckan-pt] Instâncias Postgres distintas entre o Ckan e o Datastore

Carlos Augusto carlosmarcosaugusto gmail.com
Quarta-Feira, 21 de Maio de 2014 - 15:55:33 UTC

Pois é, Vítor. Hoje já é assim, uma instância do banco Postgres para o Ckan
(o padrão é "ckan_default") e outra instância para o Datastore (o padrão é
"datastore_default"). Por serem duas instâncias distintas, nada impede que
cada uma esteja em um servidor diferente. Até aqui, está compreendido.

Minha dúvida é em outro sentido: ao invés de usar duas instâncias do
Postgres, uma para o Ckan e outra para o Datastore, por que não usar uma
única instância? Neste caso, por questões de organização, usar-se-ia um
esquema para os objetos do Datastore e outro esquema para os objetos do
Datastore. E ambos os esquemas em uma única instância do Postgres.
Conhece-se algum motivo para não ser assim? Ou algum motivo para serem
usadas duas instâncias distintas?

Fiz uma pesquisa em todos os arquivos ".py" (fontes em Python) do Ckan.
Dentre todos nos quais ocorrem as palavras "schema" ou "schemaname", não
encontrei uma razão que justificasse ou explicasse ser como é. Estou agora
tentando fazer como imaginei: dois esquemas em um único banco Postgres. Se
eu conseguir e for do interesse da equipe Ckan ou de alguém, poderei
explicar como proceder.

   Abraços,