[Escola de Dados] Campanha sobre abertura de contratos do PAC está crescendo

Daniela Mattern daniela.mattern em okfn.org.br
Quinta Julho 31 22:55:32 UTC 2014

Oi!

Estou muito entusiasmada com a campanha para abertura de contratos do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento) que lançamos dois dias atrás.

Só hoje conseguimos mobilizar 1100 assinaturas.

A nossa campanha
<https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/miriam-belchior-abra-os-contratos-das-obras-do-pac-programa-de-acelera%C3%A7%C3%A3o-do-crescimento>
está - como esperado - principalmente recrutando assinaturas do Brasil - e
lá de todas as regiões e estados.

Como já contei pra vcs estou com muita necessidade de ter os contratos do
PAC abertos - quando trabalhei nas favelas do Rio e de São Paulo, isso era
uma das principais demandas - conseguir acesso aos termos de referência e
contratos.

Acharia bom, se pudéssemos pensar juntos como essa campanha pode se tornar
um sucesso, sendo que sucesso seria que a base de contratos, relatórios de
fiscalização, projetos, termos de referência fique aberta ...

Acho que para conseguir isso, precisamos de um conjunto de ações - por
exemplo, uma aliança entre algumas ONGs e movimentos - o Movimento pela
Melhoria dos Tribunais de Conta, o Movimento Voto Consciente, o Partido
Pirata e o Artigo 19 já demonstraram algum interesse.

Quais outros vocês acham interessantes?

Também as pessoas sugeriram algumas ações de mobilização: por exemplo
mapear contratos com problemas ou fazer um mutirão de pedido de acesso.

Como vocês viabilizariam isso? @Marco, Natália: vocês vêem alguma
possibilidade de trabalhar com a escola de dados com esse tema?

Além disso, fiquei sabendo que a Cidade de São Paulo já está caminhando
nessa linha e está oferecendo acesso aos contratos desse ano. Dos contratos
que já vi sei que a abertura somente é um primeiro passo que não signfica
necessariamente que o cidadão consiga compreender ... Então uma pergunta
que tenho também é como podemos tornar essa informação mais legível e
compreensível?

Quais as suas ideias?

Também teve interesse de algumas pessoas para criar outras campanhas, por
exemplo para abertura de contratos de mineração.

Bom, gostaria de pedir muito o apoio de vocês na divulgação da campanha.

   1. Criei alguns banners pro Facebook (em anexo) - o que acham deles?
   Podem ajudar a postar junto com sua rede social? - quais outras ideias
   vocês têm para promover o engajamento e participação em torno do tema?
   alguém de vocês é bom de photoshop ou gimp? eu levo séculos para fazer
   esses banners [?]
   2. Estou atualmente principalmente usando meu perfil pessoal
   <https://www.facebook.com/danielamattern> pra divulgar pelo Facebook:
   seria muito legal se pudessem compartilhar os banners e notícias sobre a
   campanha que vou postando
   3. Estava na dúvida se deviamos criar um perfil no Facebook para
   abertura de contratos públicos do Brasil. O que acham disso?
   4. Agora já temos 1120 pessoas que assinaram a campanha - tava pensando
   em mandar notícias para essas pessoas - fazendo isso, todos que assinaram
   recebem um e-mail ... quais ideias vocês têm para esse e-mail? O que
   devemos pedir dos assinantes?
   5. tava pensando em qualificar a base de contratos do PAC para mapeá-la
   ... alguém quer participar dessa força-tarefa?
   6. A Natália ofereceu seu apoio para produzir duas matéria de blogue -
   uma sobre a campanha em si e outra sobre o projeto da cidade de São Paulo
   de abrir os contratos - alguém de vocês têm vontade de ajudar com
   communicação/escrever algo pro blogue? quais ideias de pauta temos?

Fico no aguardo de suas respostas e ideias e até breve

Daniela

--
Daniela Mattern
Coordenadora de Projetos MootiroMaps