[Gastosabertos] Conversa semanal - Comunicação e Líder Técnico

Isis Reis isis em ok.org.br
Segunda Dezembro 14 14:06:16 UTC 2015

Pessoal, sexta-feira passada conversei com o Edgar sobre a parte técnica do
Gastos Abertos para saber em que pé estamos. A conversa foi muito boa e
esclarecedora pra mim, então sistematizei algumas coisas e compartilho aqui
com vocês o que o Edgar vem fazendo:

- Organizando o que precisamos pro lançamento do site (18/01)

- Cuidando dos seguintes issues ativos no Github:

- Implementar design da páginas de busca e navegação pelos Contratos
<https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/issues/97>

- Artigo técnico: Como estender nossas APIs para outras cidades?
<https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/issues/108>

- Sistema de categorias e tags para o blog
<https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/issues/109>

- Sistema de comentários para o blog
<https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/issues/110>

- Sitema de buscas pelo conteúdo do site
<https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/issues/111>

- Supervisionando artigos técnicos (wiki:
https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos_website/wiki/Artigos%20t%C3%A9cnicos
)

1 - Uso da API (Isis)

Quanto ao artigo da API, ele me deu alguns insights de filtro

CNPJ, órgão e nome fornecedo seriam as opções mais interessantes nesse
momento.

2 - Para que serve e como usar o Pandas (biblioteca Python) para análise de
dados.

3 - Como usar o CartoDB (Sérgio)

Outros artigos que deverão ser iniciados em breve:

4 - Como estender a API para outras cidades

https://gist.github.com/everton137/3893d1e45818a017e1fc [3]

5 - Criando um Treemap com dados hierárquicos

6 - Cruzando diferentes fontes de dados

7 - Limpeza de dados

8 - Lendo um RDF

9 - Peguei um XML. E agora, o que eu faço?!

10 - Como usar um Código Selenium (??)

(Tudo está no pad https://www.piratepad.ca/p/brein-istormi)

Trabalhos na parte técnica:

- Definindo melhor as áreas nas quais a ajuda do Carlos é prioritária

- Documentando a API

- Criando rascunho de visualização para Valor Econômico: http://vaz.io/pago/
- Gastos Abertos Dev: teve que configurar o computador da Sibi e do Carlos
pra mandarem os commits pro Github

Além disso, ele me deu uma luz sobre a criação de alguns issues no Github
(Everton me ensinou, mas agora que postei algumas coisas e vieram erros,
vamos ter que abrir issues pra que eles sejam consertados) e sobre o
conteúdo que deve entrar em áreas estáticas do site.

É isso, pessoal. Qualquer coisa que não esteja certa/desperte dúvidas,
podem corrigir! :)

Abraços,

Isis.