[Gastosabertos] Conhecimento sobre a maquina do estado para quem? Conteúdo Online do Governo Fechado.

Carlos Andrade carlos em ok.org.br
Domingo Dezembro 27 05:45:23 UTC 2015

Queria chamar atenção aqui de algo que me deixou surpreso esses últimos
dias enquanto procurava material para entender sobre finanças e
administração pública.

Descobri que os sites do Senado Federal
<http://saberes.senado.leg.br/>, da Escola
Virtual da Secretaria de Orçamento Federal
<https://ead.orcamentofederal.gov.br/mod/page/view.php?id=234>, e da Escola
de Administração Fazendária <https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/>
disponibilizam
em seus portais diversos cursos para entender a máquina pública.

No entanto, aqui vai o que me deixou surpreso (e decepcionado): O acesso ao
material.

- O Senado Federal permite o acesso a *qualquer momento *aos cursos *sem
tutoria* com *até mesmo emissão de certificado *(até consegui um ao
concluir o curso então sei que funciona de verdade!), os com tutoria nem
pensar (nem mesmo sem tutoria após o termino).

- O da Escola Virtual da Secretaria de Orçamento Federal, apesar de
disponibilizar alguns mensalmente com emissão de certificado, alguns
aparentemente até com tutoria, disponibiliza somente durante períodos
curtos o acesso ao curso. Agora mesmo, as inscrições encerraram para
dezembro e creio eu só poderei petiscar acesso lá para janeiro ou
fevereiro.

- O da Escola de Administração Fazendária é o mais extremista ao meu ver.
Explicitamente deixa claro que Cursos como Direito Tributário Aplicado são
fechados. Outro curso que curiosamente é disponível no do Senado Federal e
da Escola Virtual da Secretaria de Orçamento Federal, sobre *Orçamento
Público*, neste parece se encontrar fechado apenas para servidores
municipais e estaduais,

   - Gestão Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas para Municípios

Curso este que seria por exemplo de grande valia a projetos como o da
Gastos Abertos ou do Observatório de São Paulo.

Minha surpresa e decepção é de deixar tal material fechado, indisponível *mesmo
depois da conclusão do curso. *

Veja por exemplo este da Escola Virtual sobre Receita Pública
<https://ead.orcamentofederal.gov.br/mod/page/view.php?id=234>, curso pelo
qual parece ter sido oferecido em Março e desde então se encontra fechado e
também seria de grande valia para projetos como a Gastos.

Na Universidade Federal da Bahia, enquanto trabalhei na equipe de Moodle,
sempre prezávamos por disponibilização do conteúdo. Pedíamos ao professor
autorização e acaso ele autorizasse, ocultávamos o link de fóruns e notas e
com isso libertavamos o conhecimento para qualquer interessado. Me admira
que o governo federal não seja capaz de fazer algo tão simples.