[Gastosabertos] Métricas para Secretarias e Sub-Prefeituras do Municipio de SP, CGM e Páginas Legais do Facebok

Fabiano Angélico fabianoangelico em gmail.com
Domingo Dezembro 6 13:35:25 UTC 2015

Carlos, as Controladorias são órgãos de controle interno. Após a criação da
CGU, em 2003 ( no âmbito do Governo Federal), foram criadas CGEs em alguns
Estados e CGMs em algumas Prefeituras. Eu participei da criação e
consolidação da CGM da Prefeitura de SP (2013-14).
As Controladorias foram criadas para complementar os trabalhos dos órgãos
de controle externo, os Tribunais de Contas.
Mas a prestação de contas aos TCs não é top-down. São na verdade prestações
de contas "horizontais". O TCU analisa as contas da União. Os TCEs, dos
Estados e Municípios, na maioria dos casos (em alguns Estados -- como Pará
e Goiás -- existe o TCE e o TCM: este analisa as contas dos municípios e
aquele, as do Estado).
O uso de ferramentas de análise mais sofisticadas tem se espraiado na
gestão pública, felizmente. São dessas coisas boas pouco divulgadas.
Procure, nessa linha, um evento que ocorreu em setembro deste ano promovido
pelo TCU e pela CGU em que foram apresentadas técnicas muito avançadas de
controle. Vou ver se acho o link
Um abraço e obrigado por fomentar o debate e compartilhar coisas
interessantes, Carlos!