[Gastosabertos] [okfn-br] [Gastosabertos-dev] Discussão em cima dos Contratos da Prefeitura de 2014 e integração com Diário Livre

Marcelo Dias marcelof_dias em yahoo.com.br
Quinta Maio 21 16:15:07 UTC 2015

Boa tarde a todos,

Já vinha acompanhando há algum tempo as discussões, mas não tinha
palpitado ainda.

Em primeiro lugar, queria parabenizá-los pelo fantástico trabalho nessa
sistematização dos contratos.  Essa informação é super valiosa, e tenho
certeza que ainda vai gerar muita repercussão, na medida em que a
ferramenta for disponibilizada e começar a ser apropriada para o público
em geral.

Mas voltando ao ponto do Edgar, sobre se debruçar nos dados. Eu já me
disponibilizo a ajudar nessa tarefa caso considerem oportuno. Apenas
para não dizer que caí de para-quedas no tema, sou pesquisador do
Cebrap, e uma das pesquisas que participei recentemente foi  justamente
sobre contratos para prestação na área da saúde, com as chamadas OSS
(Organizações Sociais da Saúde). A pesquisa não foi sobre o município de
SP, mas em cidades da Região Metropolitana, mas considero que o desafio
é o mesmo, isto é, a transparência (ou a falta dela) na divulgação das
informações sobre esses contratos. Para vocês terem idéia, nem o TCE
(Tribunal de Contas do Estado), tem um controle muito apurado desses
contratos.

Pelo que eu vi numa dessas primeiras análises (do Edgar se não estiver
enganado), as OSS aparecem nos primeiros lugares em volume de gastos, na
casa dos bilhões. E não era pra ser diferente, visto que muitas delas
gerem hospitais complexos e muitas unidades de saúde. Mas o detalhe de
como esse gasto foi feito, se é que foi feito em muitos casos, é um
desafio gigante, que eu já me coloco à disposição para ajudar.

Um abraço a todos.
Marcelo