[Gastosabertos] Uso de Lei de Acesso Abertos e Gastos do Programa Ciência Sem Fronteiras

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Quinta Outubro 8 21:18:58 UTC 2015

Oi,

Eu queria confirmar se meu entendimento é incorreto e o que vocês acham. A
quase um mês (O pedido foi 07/09 e a resposta hoje, 08/10) atrás eu
solicitei via o e-SIC o seguinte:

=====Pedido=======

Solicito uma tabela de dados em que em cada linha conste o (1) nome de uma
universidade, o (2) custo total de todos os estudantes enviados por essa
universidade para o programa Ciência Sem Fronteiras desde o primeiro
edital.

Acaso a descrição dos dados sugira identificação pessoal, solicito que ao
invés de universidade seja utilizado outra informação de localização
(cidade ou estado).

=======

A resposta foi a seguinte:

=====Resposta======

Prezado Senhor,

No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, a Capes repassa os recursos
referentes à alocação e ao acompanhamento dos bolsistas de
graduação-sanduíche diretamente aos  parceiros internacionais e estes ficam
responsáveis por gerir tais recursos de maneira a atender aos bolsistas
selecionados. O valor repassado às universidades depende do acordo feito
entre os parceiros do Programa, e as universidades de destino. Desse modo,
 não há repasse direto de valores da Capes para essas universidades no
exterior, o que nos impede de fornecer o detalhamento solicitado por V.Sa.

Atenciosamente,
SIC/Capes
* Em até 10 dias é possível impetrar recurso para análise do Diretor de
Relações Internacionais da Capes.

======

No entanto no meu entendimento os dados estão aqui:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle (cliquem
em UF).

Acho que entenderam que eu queria as universidades de fora. Vale recurso?

Outra coisa que achei curiosa no tema de gastos abertos:

Me parece que a CAPES neste programa repassa as verbas para os "parceiros
internacionais" e nem sequer sabem para onde a grana está indo. Meu
entendimento é incorreto?

Eu tenho até 10 dias contando a partir de hoje para entrar com recurso como
indicado na resposta.

O que acham?