[okfn-br] Colaborações: OKFn Brasil e USP / OKFn Brasil e W3C

Everton Zanella Alvarenga everton137 em gmail.com
Segunda Novembro 7 23:53:54 UTC 2011

Caros,

algumas discussões estavam em andamento nas últimas semana e vou jogar
aqui na lista para saber as opiniões de vocês. Primeiro sobre uma
colaboração entre a futura Open Knowledge Foundation (OKFn) Brasil
(ainda quero criar um tópico para discutir o nome em português, mas
isso não é prioridade agora, penso eu) e a USP, depois falo sobre um
evento da W3C que ocorrerá semana que vem no Rio de Janeiro.

* Incubadora USP *

Os professores Gisele Craveiro e Jorge Machado, do GPOPAI (Grupo de
Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação) USP, estão
interessados em desenvolver pesquisas relacionadas a dados
governamentais abertos. A professora Gisele, inclusive, contou sobre
um projeto bem bacana que vem desenvolvendo com uma estudante de
graduação sobre gastos públicos, que pode casar bem com o "Open
Spending".

Surgiu então um edital [1] da nova incubadora do campus da zona leste
da USP, a EACH. cujo objetivo é:

"O presente edital tem por objetivo selecionar até 6 projetos sociais
e/ou tecnológicos, propostos por integrante da comunidade da
Universidade de São Paulo."

Vemos como uma possibilidade, mas há um porém que discutimos com os
coordenadores da incubadora e discuti com o pessoal da OKFn para ver
se não haveria problema, a saber:

"Os projetos selecionados, durante um período de 8 meses, terão
suporte de infraestrutura básica, formação e orientação empreendedora,
divulgação e apoio na busca de subsídios e financiamento, visando
transformá-los em empreendimentos independentes e viáveis
economicamente."

O ponto problemático é a questão da busca por financiamento e se o
caráter dos projetos terão que ser para fins lucrativos, o que não se
enquadra com a nossa proposta, já que desenvolveremos projetos sem
fins lucrativos. Como a incubadora pode ajudar numa parceria bacana,
achamos que vale a pena escrever uma proposta para o edital, deixando
claro esse ponto. A coordenadora da incubadora está em dúvidas quanto
a isso e acha viável nossa proposta, então me parece que não haverá
problemas quanto a ajuda deles, caso sejamos escolhidos. Se notarmos
que querem apenas algum empreendimento para fins de lucro,
continuaremos a colaboração entre a OKFn e a USP, mas sem a
incubadora.

Isso posto, gostaria de saber se há alguma objeção em submetermos um
projeto. Caso não haja,  escreverei a proposta junto com a professora
Gisele, mas qualquer um aqui interessado pode contribuir no
desenvolvimento da proposta participando dos encontros (é bem provável
que nos encontraremos o próximo sábado) ou até mesmo mandando idéias
(projetos ou como acha que isso poderia ser feito) aqui na lista.

* W3C Brasil *

A W3C Brasil vem apoiando atividades que envolvem dados governamentais
abertos, como a tradução do Manual de Dados Abetos criando pela OKFn,
assim como seu grupo de trabalho sobre dados abertos. Semana que vem
haverá um evento da entidade no Rio de Janeiro, dias 17 e 18

http://conferenciaweb.w3c.br/programacao

Me propus a participar do evento para divulgar o capítulo brasileiro
em incubação e a idéia foi bem recebida. Pretendo ir na sexta-feira,
dia 18, quando haverá um encontro entre membros de países da América
Latina para discutir dados abertos, então pode ser uma ótima
oportunidade para divulgar os trabalhos da OKFn - combinei alguns
minutos para apresentá-lo e espaço para discussão, além da divulgação
de material sobre a OKFn.

* Verba para eventos *

Conversando hoje com o pessoal da OKFn sobre o custeio do transporte,
eles disseram que para o capítulo nessa fase inicial poderiam destinar
uma verba de U$ 1000 para eventos do nosso interesse.

Pensei em ir de ônibus à noite e voltar no sábado, dia 19 (dia 19
haverá uma dashboard hackday da OKFn e estou pensando em articular
gente do Rio para participar, mas mando um email a parte sobre isso
depois), o que custará por volta de U$ 90. O avião, pelo que vi hoje
(pode ser que surja alguma promoção), sairá mais que o dobro (não me
incomodo em ir à noite de ônibus, saindo quinta e chegando sexta de
manhã, e não gosto muito de pegar avião). Então estou propondo aqui na
comunidade usar essa verba para minha ida e, novamente, se houver
alguma objeção ou uma melhor forma de tratar o assunto, manifestem-se.

Abraços,

Tom

[1] http://dl.dropbox.com/u/1137211/Work/OKFn/Documents/EDITAL_Incubadora%20Social.pdf